domingo, 16 de setembro de 2012

Fãs xiitas, cagação de regra e essa necessidade de se Rotular

   Nerds, hipsters, otakus, gamers roqueiros, geeks, e * insira aqui qualquer rótulo da vez*. Em cada um desses grupos, há pessoas que usam esses rótulos para demonstrar individualidade, autenticidade, e vêem a popularização dessas coisas como uma tragédia, por causa de poser ( que nada mais é do que pessoas que estão mais preocupadas em se divertir com aquilo, do que em decorar histórias, biografias ou regras) . E aí passam a subdividir o grupo e a CAGAR REGRA. Basicamente, pessoas passam a construir sua própria Bíblia, cheia de regras para os outros 'poderem' ser aquilo que eles são( nerds, otakus, roqueiros, etc), começando toda uma disputa pra ver quem jogou mais jogos, viu/leu mais animes/mangás, decorou mais músicas, biografia e detalhes sórdidos sobre ídolos, e etc, gerando pensamentos e comportamentos bem retardados, tipo 'Rock'n roll, é tudo, funk e todo resto é lixo', briguinhas e reclamações bem inúteis sobre 'Anime ser ou não ser desenho' (é desenho); a exibição de animes/séries pela tv aberta, onde a maioria defende a legenda, xinga a dublagem, querem vetar a exibição, alegando que surgirão posers, e esquecendo que passaram a ver muito dessas coisas pela odiada tv aberta; e outras sobre música e afins, que quase sempre tem os envolvidos partindo pra ofensas pessoais, e opiniões são desconsideradas por a pessoa gostar de algo  fora daquele estilo. 
  Parece haver toda uma super-valorização de quem se encaixa em determinados rótulos, onde pessoas passam a se ver como a nata da sociedade apenas por gostar de seilá, jogar skyrim, ouvir Ramones e assistir Naruto, e ver todas as pessoa que não compartilham do mesmo gosto como escória,  indignos de respeito.  Pfvr, né. 
  Cansei desses 'Miimimi, odeio funk, Brasil, dublagem e TV aberta'. Desse elitismo imbecil oculto em discursos do tipo. Não quer que uma série seja exibida na TV aberta? Legal, compre os direitos autorais no lugar da TV, mas pare de tratar isso como se fosse o maior problema do mundo, e de usar isso como deixa pra exalar seu preconceito social e alienação, dizendo coisas como 'Agora os favelado vão começar a assistir, e vai surgir um poser, mimimi'. Esse discurso pró-legenda visa também excluir pessoas que supostamente não conseguem acompanhar legenda, porque pobres são analfabetos funcionais pra gente assim. Não faria sentido ter programas legendados na TV aberta só porque fulaninhos mimados querem isso. Suponhamos que um dia eu aprenda Japonês. Eu teria o direito de exigir que a TV aberta exibisse animes no idioma original, sem legenda, porque eu não gosto de ter letrinhas no rodapé tomando a imagem, ignorando que o resto do Brasil não fala japonês, e vou achar isso uma maravilha, porque só pessoas como eu, que fala japonês, verá?  Faça favor,  você não é ninguém pra se opor a isso. Não quer ver? Desliga a tv, continue assistindo tudo pela internet, mas pare de pentelhar em cima disso.
  Vejo gente falando que quem gosta disso, ou aquilo merece respeito, que quer amigos que gostem das mesmíssimas coisas.  Me digam que mundo não se tornou um lugar tão superficial assim. Não, uma pessoa não é legal porque tem um bom gosto musical (ou porque intitula seu gosto como bom), joga ou assiste o que quer que seja. O que faz alguém ser legal, ao menos pra mim, tá mais no modo em que ela lida com os outros, não os gostos dela.
 Há uma completa falta de sensatez ao expressar opiniões,  um preconceito com quem não tem os mesmos gostos, parece que o fato de alguém gostar de rock alternativo, por exemplo, a impede de gostar de rock clássico, e tô falando de duas coisa dentro do mesmo estilo musical que resultam em discussões 'sérias',  vou nem comentar fora.
Eu não tenho nada contra esse grupos, só contra esses comportamentos bem retardados, essa cagação de regra. Dá preguiça desses discursos de fanzinho irritado com a popularização das coisas que gosta. Se se identifica com tal grupo beleza, mas mas saiba que :
1- Cada um tem o direito de gostar do que quiser, do modo que quiser. Get over it! Se ela gosta de  funk e hard rock rock, não acha o Slash o melhor guitarrista do mundo, respeite. 
2- Não é seu gosto musical, o que você assiste ou joga, que te faz especial.
E se quiser, tenho 2 dicas:
1- Se quer discutir algo, melhore seu nível de argumentação. Parem com  isso de ' Baka, curte bandas gay, a dublagem vai atrair funkeiros favelados e blabla'  e passem a ter de fato argumentos.  
2-Não deixe que seu afã por pertencer a um grupo massacre sua autenticidade, te faça seguir regras, como, seilá, ler informações que você não tem interesse, ou esconder que gosta de certas coisas só porque aquele grupo despreza aquilo. Como diria Sue DEEWA ''Vê, esse é o problema da sua geração. São obcecados por rótulos'. Você não precisa de rótulos pra ser especial. Na verdade, eu acho que rótulos só distanciam as pessoas de serem de fato especias, porque a pressão pra se encaixar faz com que a individualidade se anule, com que fique todo mundo muito igual, com os mesmo ódios e paixões, mesmas ambições se tratando de sonhos de consumo, roupas, e tal. Você entra em uma página/fórum de rock, jogos, anime/mangás, tá lá, o mesmo ódio imbecil a funkeiros, aquele xiitismo sobre o que se  deve gostar  ou não pra pertencer ao não aquele grupo, opiniões bem tendenciosas  e etc.  E sobre isso, só tenho a dizer uma coisa: Tenho preguiça. Não se prendam a rótulos, antes de ser qualquer uma dessas coisas, sejam vocês, e tenham orgulho disso, se se encaixa ou não em rótulos é só detalhe.

Sei que estavam com saudades do blog, e bem, pra explicar a vocês,  esse comunicado:
 A partir desse mês, o chá não terá mais posts de dois em dois dias.  A maioria de nós, encontrou problemas para manter essa frequência de posts,  seja por falta  de inspiração, ou por estarmos bem atarefadas ultimamente. Portanto, deixará de existir um calendário estabelecendo a frequência dos posts. Tentaremos manter uma certa regularidade de posts. Espero que continuem de olho no blog.
Bjos e até a próxima.   

3 comentários:

  1. OMG, fiz duas postagens sobre isso recentemente (um sobre quem conta como fã, ontem, e outro sobre o pessoal que reclama quando o número de fãs cresce, faz uns dias)!

    Mas, realmente, é muito chato isso; como pode alguém classificar o quão [insira rótulo aqui] uma pessoa é? O_o

    ResponderExcluir
  2. sinto falta dos posts ç_ç

    ResponderExcluir
  3. Também sinto muita falta do blog...

    ResponderExcluir