quarta-feira, 5 de setembro de 2012

pessoas que são como o oceano pacífico


A parte mais difícil de crescer é se descobrir.
Às vezes você não gosta muito do que descobre.

Pessoas são tão complicadas. Como você é amiga dos seus amigos? Como você se apaixona por quem se apaixonou? Por que você se dá melhor com sua irmã mais velha do que com a mais nova? Por que você não se dá bem com seu pai ou com sua mãe? Eu não lembro de como comecei minhas amizades. Claro, eu sempre lembro de como eu as conheci, que foi na escola e tudo o mais, mas eu não lembro o ponto em que "viramos amigas" pra vida toda. Não lembro o ponto que começamos a conversar e definir que não éramos mais colegas, e sim amigas, amigos, amig@s. Mas, sabe, fazer amigos sempre foi, para mim, uma parte muito difícil.

Eu não falo de "ter amigos agradáveis, que se divirtam e te abracem quando você está precisando". Porque eu também tenho dificuldade para fazê-los, mas não é sobre eles que quero falar. Eu quero falar sobre essas pessoas que você simplesmente confia a sua vida. Você conta tudo a seu respeito (ou quase tudo). Eu tenho uma imensa dificuldade em fazer amizades desse gênero porque eu tenho uma imensa dificuldade em me abrir. É basicamente o tema desse post: pessoas fechadas.

Eu não sou tímida. Eu achei, por muito tempo, que eu fosse. Encolhida, de fato, para conhecer pessoas. Mas eu nunca fui. Eu também acreditei que era anti-social, mas eu nunca tive muitos problemas em me apresentar para novos coleguinhas de turma e mostrar a escola. Mas eu tenho todo um problema em "se abrir". Muitas pessoas são assim: fechadas. Elas não são necessariamente tímidas, antipáticas ou anti-sociais. Elas estão por aí fazendo muitas amizades, se derramando em simpatias e sorrindo amigavelmente para você, mas então depois de três, cinco, dez anos, você percebe que ela nunca chegou para você e disse algo realmente pessoal, profundo até os rins.

Essas são as pessoas fechadas. Bem-vinda ao nosso universo.

Bem, a gente sempre divide a humanidade em muitos grupos. Em bonitos e feios, altos e baixos, legais e chatos, e por aí vai. Acontece que nem tudo é preto e branco, e há os cinzentos, e pessoas fechadas estão nesse cinzento. Elas podem vir de muitas formas. Elas podem serem cantoras super cheias de carisma, sempre ocupadas mandando beijinhos aos seus fãs, ou podem ser aqueles velhinhos enrugados e solitários que moram em mansões assombradas. Mas então você pode descobrir que aquele velhinho não é fechado, somente solitário e que ele vai se derramar em lágrimas se você lhe perguntar de sua falecida esposa. E você pode descobrir que aquela cantora que tu tanto ama chora escondida todos os dias porque somente sozinha, consegue encontrar paz para ser ela mesma. Pessoas fechadas existem de muitas maneiras, e essa é uma das coisas que você deve saber a respeito desse grupo tão simbólico, tão complexo de entender.

Como lidar com elas? Basicamente é muito simples. Não encha o saco delas. Não insista em saber da vida delas. Não pergunte muitas coisas. Talvez ela esteja super inspirada para te contar cada detalhe de memórias da infância, mas isso não quer dizer que você as conheça. Porque pessoas fechadas, assim como todas as pessoas, são um poço muito, muito profundo de coisinhas minúsculas. Cada ser humano é um oceano cheio de pensamentos, angústias, medos, esperanças, mágoas. O negócio é que pessoas abertas e tudo o mais são tipo aquele oceano que você explora o tempo todo e sabe o que tá rolando. "Ah, grande novidade tubarões no Atlântico, todo mundo sabe que tem". Mas pessoas fechadas são como o Pacífico. Você simplesmente se assusta com os bichos de lá. Você não faz a mínima idéia do que tá rolando lá, então cada nota científica sobre uma nova espécie de peixe super bizarra que brilha no escuro é uma grande surpresa para você, sua leiga em biologia marinha. Você não as conhece. Até sabe das melhores rotas e tudo o mais, mas as profundezas são um mistério. O que encontrará nelas?

Isso é um melanocetus johnsonii, encontrado em profundidades super profundas.

Dica: você jamais conseguirá com um barquinho raquítico e um arpãozinho meia-tigela. Tente uma roupa de mergulhador de verdade, por exemplo.

Pessoas fechadas tendem a selecionar bem as pessoas em quem confia. Há os amigos: pessoas que elas amam, cuidam, querem todo o bem. E há os amigos em que elas confiam integralmente e se permitem serem um pouco aberta. Primeiramente, é necessário todo um jogo de confiança que não pode nunca ser quebrado. Pessoas fechadas tem pavor de verem suas coisinhas jogadas ao conhecimento geral. Elas selecionam muito bem o que vão contar e como vão contar: controle total de informação. Informação é poder, nós sabemos disso. É uma dica que rege até mesmo a arte militar e deve ser usada na nossa vida social também. 

Não force a barra. Nunca pergunte mais do que o necessário para estimular uma resposta. Sempre faça as perguntas certas.

"Você está bem?"

Provavelmente ela dirá: "estou". E o assunto morrerá.
Se você a conhece um pouco, chute algo que poderia preocupá-la. Um ex-namorado. Uma amiga. A escola. Seja mais específica. Ou não seja nada. Saia de perto e deixe ela quietinha, na fechadez do mundinho dela que ela não vai te odiar por isso, prometo.

todos já se sentiram assim algum momento. você não é exceção, querida.

(eu tenho a breve teoria de que há pessoas que se acreditam fechadas, mas não são realmente. Uma pessoa que vive reclamando que ninguém a ouve ou que ninguém se importa com ela, e por isso ela finje um sorriso, não é realmente fechada. Ela está é louca para se abrir e não encontra oportunidades para isso. Pessoas fechadas tendem a agradecer que pouca gente se importa a ponto de perguntarem para elas, de verdade, e dizem "estou bem" para perguntas como "você está bem" na maior cara de pau e acham que é o suficiente.)

Pessoas fechadas não são tão difíceis. Falando por mim mesma, somos um tanto diferentes. Eu sou muito observadora, mas há pessoas que se trancam em seus problemas. Eu sorrio e ouço problemas, mas há quem prefira se fechar para todos de uma vez. A única coisa em comum é a noção de que sentimentos são algo realmente pessoal. Nossos tumblrs tem mais imagem do que tudo, porque textos revelam demais, nunca compartilhamos indiretas no facebook, especialmente as sentimentais, e nunca contamos absolutamente tudo a nosso respeito para ninguém. 

E selecionamos as informações ao nosso respeito até mesmo em diários absolutamente secretos.


9 comentários:

  1. Acho que dentre as pessoas mais íntimas a mim, há fases em que uma ou outra encontra-se mais fechada, e tal, mas eu detesto isso, porque me sinto meio impotente, fico com medo por não saber certas coisas, acabar pisando no calo da pessoa sem querer, com minha língua de trapo Q
    Enfim, eu não acho que me enquadro no grupo de pessoas fechadas, mas eu não gosto de demonstrar minhas fraquezas, meu lado mais ~sombrio, volúvel e tal. As vezes, quando fases que despertam esse lado ~d45 TR3V4S~~ passa, eu até posso chegar a falar, mas sempre filtrando o que tá sendo dito,pra não chorar, porque ODEIO, tenho horror, a possibilidade de me verem chorando. Acho meio humilhante, ofende minha dignidade, seilá, isso de chorar em público Não é pra mim.q

    ResponderExcluir
  2. Eu me enquadro no grupo de pessoas fechadas, e apesar de ficar feliz e tranquila com isso, sinto que aqueles ao meu redor não estão. Quantas vezes amig@s já não falaram pra mim "Cláudia, fale de você, eu sinto que eu não sei nada sobre sua vida!". Não é que eu não conto coisas pra eles. Eu conto. Mas sinto que algumas informações ficam melhor guardadas dentro de mim...
    Para mim, perguntas completas são equivalentes a respostas completas. Se falarem apenas algo como "Tudo bem?" ou "O que aconteceu?" ou "Fala mais sobre o seu passado!" eu vou ser tão vaga quanto essas perguntas...
    Esse assunto é meio complicadinho e eu não estou com muita vontade de pensar sobre quão fechada eu sou no momento. Amigos e pais tem cobrado mudanças de mim, pedindo para que eu seja mais aberta, e eu tenho tentado, juro que tenho tentado, mas é muito difícil, até dói...
    Enfim, estou adorando os últimos posts do chá, vocês estão de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Cláudia tá fechada até pra contar como é fechada! hahaha Enfim, pode se abrir com a genteee (às vezes vejo seus tweets super fechados e tristes q) manda email qualquer coisa hihihi

      Excluir
  3. Eu acho que sou meio fechada. Escorpianos tendem a ser fechados e ~misteriosos, sei lá. Eu dificilmente me abro, sou dessas amigas que dá conselhos e mais conselhos, escuta a pessoa falar do mesmo problema por dias a fio e sempre tenho a paciência de aconselhar, mas não pergunte de mim. Eu mudo de assunto, dou evasivas, saio pela tangente com frases feitas de efeito que por vezes arrancam um 'nossa, queria ser assim'.
    Mas sei lá, tem pessoas que magicamente fazem a gente se abrir né? Eu estudava com um menino quando era mais nova, depois mudei de cidade e esse ano voltamos a estudar juntos depois de uns 6 anos assim, e ele meio que já sabe tudo de mim??? Sei lá, sinto confiança, ele não me julga pelas besteiras sabe. Acho ótimo que existam pessoas assim, rs.
    Sou como a Franci também, tenho muita agonia quando uma das minhas amigas tá muito fechada, porque sinto que poderia ajudar mas não consigo. Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço, rs.
    Enfim, ótimo post, me fez refletir sobre mim e sobre as pessoas ao meu redor.

    ResponderExcluir
  4. Esse texto me descreveu demais. Eu sempre achei que fosse tímida, mas quando descobri que não era, conclui que eu era anti-social. Mas não era isso. Eu gosto de me socializar, só tenho pavor que me conheçam totalmente. Mesmo as pessoas mais próximas de mim (mãe, namorado, melhor amiga e melhor amigo), nem eles tem todas as partes de mim. Eles tem a maioria, alguns tem pedaços que os outros não tem, mas nunca tudo.
    Acho que ninguém pode dizer que sabe (ou mesmo saberá) tudo sobre mim. Eu não deixo. Adoro ouvir os outros, dar conselhos, conhecer tudo sobre a outra pessoa. Mesmo quando eu me "abro" mais do que o normal, pode ter certeza que ainda é só a ponta do iceberg.
    Um dos textos que mais gostei daqui :)

    ResponderExcluir
  5. sério eueuUEUueuUEUeuuEUueu sou demais assim. eu sou extravagante e louca e tal e eu posso me MOSTRAR pras pessoas mas eu realmente me entrego para pouquíssimas pessoas e elas sabem disso. e essa parte do tumblr é super verdade dkfjhsdfkjsdhflkjsd
    mas o problema é que eu sou tímida também sos
    de qualquer maneira, amei o texto. as pessoas as vezes vem de tudo bem o que aconteceu e tal e não percebem simplesmente que eu não vou contar, daí eu digo que não foi nada, que tá tudo bem etc e fica por isso mesmo :~~

    ResponderExcluir
  6. Simpatizo com a definição. Apenas isso. Não me defino como "fechado" pois sei que, a cada dia, me redefino, evoluo. Sou um oceano pacífico mas não sou pacífico, estou pacífico, rsrsrsrs. Adorei o blog garotas, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. O PENÚLTIMO PARÁGRAFO APENAS ME DEFINIU.
    Nossa, amei de verdade o texto, mtmtmt legal e bem preciso, eu me sinto realmente assim e não em sinto mal em guardar tudo pra mim. Claro que às vezes é bom me abrir um pouco com quem eu realmente gosto, mas me sinto mais segura guardando minhas próprias preocupações pra mim mesma.

    ResponderExcluir
  8. Maninha... Vc é mesmo um oceano Pacífico! Vamos ver se meus conhecimentos de mergulhadora me ajudam em alguma coisa por aqui...
    Nem precisava da assinatura... quando comecei a ler esse texto, tinha certeza q era seu! =**

    ResponderExcluir