quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Scars make us who we are

“Um dia você vai amadurecer e isso não vai mais acontecer” eles dizem. “Um dia você vai aprender a gostar de estudar e ser responsável” eles dizem. “Um dia você vai se preocupar com o preço da laranja e toda essa coisa de incerteza a respeito da condição humana vai passar” eles dizem.

Mas assim: eu não posso escolher se eu quero ser uma Adulta Madura e Responsável?? Num momento da minha vida vão chegar uns caras mascarados e injetar maturidade em mim??? Ou eu vou simplesmente aceitar que o-mundo-é-assim e que meus-sonhos-eram-ridículos???

E aceitar isso ou não depende de mim, mas é tão mais fácil aceitar as coisas. Te dá estabilidade, e tudo que a gente quer é estabilidade. Mas a questão é que nunca ninguém vai ter estabilidade porque todo mundo morre no final, ou seja, se você viveu sua vida toda se conformando ou não não faz diferença ALGUMA pro mundo. Mas faz pra alguém: pra você.

“É impossível viver sem fracassar em algo, a menos que se viva com tanta cautela a ponto de nem sequer viver de verdade e, aí, o fracasso é óbvio.” J.K. Rowling

Sei lá eu amo essa frase porque ela diz exatamente o que eu sempre achei e me acusa tremendamente. Eu faço isso, você faz isso, as pessoas que falam sobre o preço da laranja fazem isso. É tão difícil e dá tanto medo sair por aí tentando as coisas e tentando viver que é mais fácil ficar em casa e esperar a vida cair sobre a sua cabeça.

Mas daí ela vai cair sobre a sua cabeça e no final das contas você vai ter deixado de fazer as coisas por medo de fracassar nelas, e daí você culpa o mundo e a vida pois ambos são tão difíceis. E é claro que eles são, mas eles estão aqui e você deve lidar com isso. Reclamar do quanto a vida está moldada não vai te fazer livre do molde, sair dele sim.


Mas dentro do molde há sombra e água fresca. Há uma cadeira confortável e cookies. E fora dele não, mas sei lá, você que escolhe o que você quer: continuar no molde com seus confortos ou sair dele e enfrentar as conseqüências. Você que escolhe quais conseqüências te incomodam mais: a instabilidade ou o preço que você tem que pagar por sua estabilidade.


Existem sentimentos ruins e existem sentimentos bons. É claro que você prefere os bons, todo mundo prefere os bons, mas o preço deles são os sentimentos ruins. Porque como você saberia se um sentimento é bom ou não se você nunca experienciou os sentimentos ruins?

E assim: você pode escolher crescer dos sentimentos ruins ou deixar eles te abalarem pra sempre e te impedirem de tentar novamente. Depois de cair da escada e quebrar a perna você pode ou nunca mais subir na escada ou simplesmente tomar mais cuidado da próxima vez. Como disse o lindo e sábio e maravilhoso Adam Lambert, “Scars make us who we are”.

E sei lá, a escolha é sua, na verdade. Ou você fica olhando pro céu esperando pelo dia que você vai ter a oportunidade de voar, espera pelo dia que vai ter a coragem de abrir as asas pela primeira vez, espera pelo dia que isso nem vai mais importar afinal voar nem é tão bom assim OU você simplesmente abre as asas agora e cai, e cai e se machuca e machuca, mas no final das contas um dia você vai ter voado. Graças às suas cicatrizes, você estará onde sempre quis estar. O fracasso só vem com a tentativa, mas o sucesso só vem com a tentativa também.

Não tenha medo da queda. Tenha medo de nunca ter tentado voar. Não se conforme.

Ou sei lá, faça todas essas coisas. A vida é sua e as conseqüências dela são suas.

Você é quem escolhe se vai ser uma pessoa madura e adequada e que simplesmente ignorou as coisas que costumavam te fazer feliz ou se você vai procurá-las e ser uma criança idiota para sempre, sempre sonhando, sempre inconformada e sempre tentando.

Porque pra mim, da maneira que dizem, amadurecer significa se conformar com as coisas mais idiotas. É claro que você tem que se conformar com algumas, mas você precisa entendê-las e aceitá-las como as melhores coisas pra você antes. Ou simplesmente ver que as coisas não mudam. Porque o mundo funciona assim, a vida funciona assim, mas isso não significa que você deve viver dessa maneira. Existe uma sociedade e ela tem regras, mas ninguém te obriga a seguí-las. A dificuldade existe. Mas dificuldades podem ser ultrapassadas. Você escolhe o que vale mais a pena, meu caro.

Porque é mais fácil falar para si mesmo que não tinha a capacidade de voar, que tem algo de errado com suas asas. É fácil se esconder atrás dos defeitos, mas o fácil nem sempre é o certo. O ideal é conviver com suas limitações, transformá-las em forças até. Porque essas limitações são aquelas das quais não tem como se livrar, então transforme o limite naquilo que te faz ir mais longe. Transforme sua fraqueza na sua força. E faça o que você quer. Viva de acordo com seus princípios porque você é você, você deve seguir aquilo que você pensa e não o que os outros pensam. E se lembre: você é uma pessoa, assim como todas as outras. Aquelas que te limitam e aquelas que te ajudam a superar os limites. Como elas, você tem o poder de fazer você mesmo ou se limitar ou superar os limites. E como eu disse um bilhão de vezes aqui nesse post: a escolha do que você vai fazer é sua.

Amadurecer é se conformar com as besteiras do mundo porque é mais fácil. É se preocupar mais com o preço da laranja do que com o quão ridículo tudo é. E sinceramente? Não quero me importar nunca com o preço da laranja.

8 comentários:

  1. Esse foi um dos melhores posts seus e do chá que eu já li! E não só porque a J.K. Rowling linda foi citada, ou porque exprimiu exatamente o que eu tenho passado nesses últimos tempos...
    Eu abandonei meu curso técnico, fui pra uma escola de ensino médio "normal", desisti do Direito (que meus pais tanto queriam) pra fazer Letras (que eu tanto quero) e estou com medo do meu futuro, sim, mas ao mesmo tempo estou super ansiosa e curiosa para ver o que vai acontecer e me sinto viva como não me sentia há muito tempo...
    O conforto e a tão sonhada estabilidade que nos prometem se cumprirmos determinadas regras são coisas perigosas, pois podem nos impedir de viver verdadeiramente e de acordo com quem realmente somos.
    O discurso que a J.K fez pra Harvard me ajudou muito a ver umas coisas que me fizeram definir um rumo para a minha vida. Um rumo no qual eu estou tomando o controle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Claudia, acho que eu passo por uma situação semelhante a sua. Eu faço curso técnico em química, e sinto que todos esperam que que eu siga a área por enquanto, ou faça uma faculdades relacionada com química. Queria ter tido coragem de deixar meu curso técnico esse ano pra começar a cursar a faculdade que queria, ao invés de ter trancado e posteriormente 'perdido' a vaga, mas não fiz por saber que todo mundo esperava que eu concluísse meu curso técnico, e tô aqui mega insatisfeita com tudo, lastimosa com essa greve maldita que só atrapalhará meus planos.

      Excluir
    2. Deixa eu te contar: foi uma luta enorme essa de sair do curso técnico. Muitas sessões de choro com meus pais e com a psicóloga... E alguns amigos meus do curso ficaram muito chateados e sem entender o porque de eu ter feito o que fiz. Sinto que alguns estão até com raiva de mim. Mas é o seguinte: você tem que fazer o que é melhor pra você. Eu estou no terceiro ano, faltava apenas um semestre + estágio pro curso, e apesar de ouvir muitos "Está quase no fim, você vai aguentar, fica mais um pouco, vai valer a pena" e apesar de quase desisti, eu cansei de lutar contra algo que estava só me desgastando, em todos os sentidos possíveis.
      Contrariar o que todos esperam que você faça é muito difícil. Mas vale super a pena depois. Hoje mesmo minha mãe falou "Nossa, depois que você saiu do coltec, você parece tão mais saudável! Se eu soubesse disso teria até tirado você de lá antes..." hahaha.
      Se quiser conversar com alguém sobre o que você está passando depois, é só me falar... Não sou uma expert no assunto mas todo apoio é válido.

      Excluir
    3. Momento estou putíssima pois perdi um comentário que tinha feito aqui pois minha internet caiu... E estou com muita preguiça de comentar de novo.
      Olha, contrariar o que os outros esperam que você faça não é fácil. Mas você tem que fazer o que você sabe que vai te fazer bem... Apesar da luta que foi pra eu sair do técnico (muita choradeira com os pais e psicologas, amigos que parecem estar com raiva e sem entender o porque de eu ter "desistido", falatório de outros e etc) valeu muito a pena, muito mesmo...
      Se quiser conversar sobre isso, estou no twitter quase o tempo todo (@Ravenclaudia) e aí vc me avisa. Não sou uma expert no assunto, mas passei por uma barra muito grande (principalmente por estar no terceiro ano já, rs) e posso te dar um apoio se vc quiser.

      Excluir
    4. Ok, comentei duas vezes e não tenho a mínima ideia de como excluir. Mas acho que você entendeu hahahaha

      Excluir
    5. Assim, em 2010, eu tava no segundo ano e o curso que eu tava mudou, e tivemos que ter além das 14 disciplinas, mais 2 pra repor o conteúdo do primeiro ano. Eu quis sair de lá e tal, mas surprise, se eu me matriculasse em outra escola, eu teria que começar do primeiro ano. Foi um ano muito estressante, ~academicamente falando~ e eu não teria me arrependido nem um pouco se tivesse saído naquela época.
      E eu realmente penso em ano que vem chutar o balde, e fazer o curso que quero.

      Excluir
    6. E tipo, o mercado tá supersaturado na área de técnico em química, não vou conseguir um estágio tão cedo. Trabalho em um projeto de pesquisa que não conta como estágio curricular, não quero fazer fazer tcc, e tudo tá virando uma bola de neve.

      Excluir
  2. Na boa, que texto foda <3
    Esse discurso da JK é um dos mais inspiradores que já li, e foi você mesma que mostrou na época do chá.
    ''O ideal é conviver com suas limitações, transformá-las em forças até. Porque essas limitações são aquelas das quais não tem como se livrar, então transforme o limite naquilo que te faz ir mais longe. Transforme sua fraqueza na sua força. ''
    Sem mais <3

    ResponderExcluir