sexta-feira, 24 de agosto de 2012

como ser top na balada nas redes sociais


Olá, pessoinhas saltitantes e não-saltitantes :)

Na segunda-feira eu ministrei uma oficina de "como criar um blog" junto com três colegas meus em um evento da minha escola, então eu tive que ficar acompanhando o que meus "aluninhos" faziam. E eu cheguei à uma conclusão:

o ask.fm tá b o m b a n d o.

Não sei vocês, mas na minha escola t o d o s tem um ask.fm. É o portal das fofocas, dos babados e confusões. O "quem é o anônimo que me enche o saco" é o Garota do Blog da minha escola, multiplicado várias vezes porque, claro, todos os ask.fm tem anônimos curiosos e esperançosos. E então - essa é a parte mais legal pra mim, que amo analisar comportamento humano - as pessoas mudam. Pessoas que, ao vivo e em cores, são uma coisa viram outra no ask.fm. 

Eu apenas queria falar sobre esse site e seus efeitos.

Antes tinha o Formspring que ainda tem, mas parece que não tem a mesma popularidade. Talvez porque, na época, não tinha essa coisa de que tudo que você posta no ask.fm vai pro facebook e do facebook pro mundo. Hoje é tudo assim, todos os sites estão ligados: você rebloga no tumblr, o twitter twitta isso e o facebook pega esse link e joga lá e todo mundo: do povo do tumblr até o do facebook vê suas reblogagens diárias. Acho apenas desnecessário e desativo tudo (especialmente meu tumblr, ok). Então o ask.fm facilita muito, porque tem importantíssimos fatores que são

a pessoinha anônima
a facilidade da integração com o facebook, rede social top da balada neste exato momento

Esses dois fatores facilitam muito. E aqui entram as minhas muitas perguntas a respeito:

Se a pessoa pode deletar perguntas, porque ainda assim ela responde xingando às perguntas idiotas?
Por que, minha nossa senhora da bahia, as pessoas tem a N E C E S S I D A D E de contar suas tristes histórias (ou a dos seus pais) para quem manda ask xingando?
Por que, Merlim, pessoas querem se sentir top na balada dizendo coisas como "sua mãe mediu ontem, pergunta pra ela" para pessoas que perguntam o tamanho do seu pênis?
Por que, socorro, as pessoas tem tanta necessidade de parecerem fodonas?

Veio por meio desta fazer um apelo:

não se passem por fodonas na internet. É constrangedor. É realmente MUITO constrangedor ver as menininhas dando indiretas no facebook pros seus casinhos. Você começa respondendo "NÃO SOU QUE NEM ESSAS VADIAS BJ" pra quem te critica porque você escolheu ~ esperar em deus ~ e daqui a pouco tá fazendo vídeo dizendo FULANA, SAIA DE PERTO DO MEU NAMORADO QUE É MEU, SUA ESCROTA e é, tipo, vergonha alheia (pra quem questiona o absurdo disso, fique sabendo que esses vídeos JÁ foram feitos há séculos. Duma menina que diz "durmo com paetê" como se isso fosse algo super ryco). Usem askfm o quanto quiserem, mas não tentem sambar em cima da sociedade em cima de gente que já foi sambada há séculos. Não tentem dar uma de ~ tenho moral bj ~ quando você não tem moral. 

essa é a minha expressão ao ver vc tentando pagar de fodona

Isso vale pra todas as redes sociais: facebook. twitter. tumblr. (socorro, o tumblr: pfvr, pare de responder aquelas asks escrotas com sua triste e solitária história. sério. dá vontade de matar você só pra que sua triste história tenha um fim bem trágico e ponto final)

(eu agradeço também, sendo beeeeeem egoísta e narcisista e achando que o mundo gira em torno da minha vontade, se vocês pensarem duas vezes antes de reblogarem/compartilharem aquelas tosquices de Ele diz, Ela diz, Ele ama, Ela tb. Porque é tosquíssimo. Muito mesmo)

E então, eu aprendi nessa semana que ask.fm é o instrumento mais útil do mundo caso a pessoa tenha um e você queira stalkeá-la (conjugações do verbo stalkear, Aurélio deveria adicionar). As pessoas realmente se abrem. Elas podem não dar os nomes aos bois, mas dão as pegadas e dá pra você seguir por elas. Logo, descubra o facebook e o ask.fm e então você descobrirá tudo da pessoa. Você perceberá que tipo de pessoa ela é. Não esqueça de fazer a anônima caidinha e depois se declarar e ver no que dá. Ok, não.

Bem, aqui termina meu ~~ ask.fm o que é essa nova mania descubra mais no Google Reporter ~~ e começa meu post sobre - redes sociais -

O Brasil é um dos países que passa mais tempo em frente ao computador, conectado à internet. Somos viciados em novas redes sociais, e já se conhece nossa tendência de monopolizar as coisas. O Orkut era tomado por americanos até que tomamos tudo. O Facebook é a mesma coisa. Algumas pessoas o d e i a m isso. Acham que estragamos os sites, mas eu apenas considero que somos brasileiros e que português não enfeia site nenhum. E, além de quê, conteúdo ruim por conteúdo ruim, os gringos também tem e nem por isso achamos horrível que haja gringos nos mesmos sites que usamos. Redes sociais é algo que amamos. Nós amamos o Orkut. Nós amamos o Facebook. Também amamos o Ask.fm, o Twitter, o Tumblr e todos os possíveis sites que ainda virão. Basta que dê espaço pra dizer o que pensa.

Porque a gente ama se expressar. Nós sentimos essa necessidade de se expressar.

Mas o Brasil ainda é muito rudimentar no que se trata à leis. O governo não está preparado para uma população que está se informatizando cada vez mais, se expressando em diversas vias alternativas, e questionando muito muitas coisas. O próprio povo não está sabendo lidar com isso. Nas últimas eleições, povo cansou de xingar ~ les nordestinos ~ por ter eleito Dilma, mas ninguém se deu ao trabalho de verificar que mesmo sem Nordeste na parada, Dilma tinha vencido. Mas esse é o problema: vocês estão usando muito o facebook e se esquecendo de usar o Google. As pessoas usam muito redes sociais, mas não sabem usá-las. Não fazem idéia de como o conteúdo deve ser postado e ignoram completamente que a internet é só mais um meio de expressão, mais democrática que a TV, mas está sujeita sob as mesmas regras.

Historinha pessoal: aos doze anos, eu criei um blog naquele coiso de SpaceMSN. Eu dei pseudônimos pra minhas coleguinhas e xinguei uma delas em especial. Eu não usei palavras de baixo calão, porém a critiquei chamando ela de metida, insuportável, esnobe e uma série de coisas assim. Disse ainda que a mãe dela, que era a coordenadora do colégio, era legal demais pra filha que tinha. Eu usei pseudônimos. Eu criei o blog fora da escola, em uma lan house. Eu não espalhei pra ninguém, era algo bem quieto. Mesmo assim, eu fui pra coordenação no instante que uma das professoras descobriu meu blog. Tive que deletar o conteúdo e pedir desculpas - uma das coisas mais humilhantes que já passei. Eu não entendi muito bem o porquê de eu ter sido punida - pela coordenadora e por minha mãe que me proibiu de ir na lan house por um bom tempo - mas hoje, olhando pra trás, é fácil perceber que o que a gente faz na internet tem um peso enorme em nossa vida.

O ask.fm não é apenas um site. É um espaço no qual pessoas distantes ou mesmo que estudam contigo te manda mensagens anônimas ou não para que você responda. É um espaço público no qual pessoas interagem entre si, tal como uma escola ou uma festa. O facebook, o twitter, o tumblr, o orkut e tantos outros sites são a mesma coisa: espaços de interação humana. São meios que você se expressa.

E, por isso, você deve ser capaz de lidar com as consequências que sua expressão causar.

Apenas pense nisso. Antes de compartilhar coisas da sua vida pessoal no facebook ou ask.fm, pense se você consegue lidar "na vida real" com pessoas sabendo disso. Pense apenas no que aconteceria se as coisas que você faz caíssem no colo de seus pais. Seria de boa? Ou seria algo muito, muito ruim? Proteja o que for realmente privado. Poupe seus contatos do que for desnecessário. Divulgue o que realmente importar.

E se divirta. Com consciência ♥

minha vida, sorry

2 comentários:

  1. AMEI luna!!! e só outra coisa que eu queria adicionar porque sou dessas metidas: gente que rouba gif. sério eu passo um tempão tirando screencaps, fazendo o gif, fazendo a psd, ajeitandinho tudo, salvando, postando etc daí vem uma desgraçada ou um desgraçado e vai lá e reposta o diacho do gif. e se você for ver 99% das pessoas que repostam coisas são BRASILEIRAS. por que, meu deus do céu???? daí eu resolvi começar a mandar ask enchendo o saco. uma delas até tinha uma coisa tipo "antes de criticar supere" e eu tipo não apenas supero como você vai lá e ROUBA o que eu fiz.
    ai 100 estruturas viu.
    não sei o que isso tem a ver com o post mas quis expressar.
    mas ficou ótimo viu luna :D <3

    ResponderExcluir
  2. Não tenho ask.fm, mas peguei aquela fase do tumblr em que as pessoas eram viciadas em mandar asks pra si mesmas, ou responder ofensas contando a sua triste história de vida, tudo me dava uma vergonha alheia sem tamanho. Não sei se quase não vejo mais porque dei unfollow, ou porque eles tomaram semancol.Por uns prints que vejo, parece que o ask.fm tem dessas coisas também...

    ResponderExcluir