segunda-feira, 6 de agosto de 2012

como não ferrar com as pessoas e ser feliz

[ Primeiramente, PEÇO MIL PERDÕES pelo atraso. Compreendam-me: eu saio de casa 7h da manhã e volto 7h da noite. Mas hoje eu voltei 8h. Antes eu voltava mais cedo (6h30), mas o trabalho está bem complicado esses dias, o que me faz chegar mais tarde e consequentemente tudo fica sendo mais tarde. E eu acabei não programando esse post, o que significa que só pude postar agora. Sorry! =( ]

Bem, eu estava refletindo sobre a vida. Sobre as pessoas, digamos assim. Sobre como pessoas se apaixonam e então se desapaixonam, pessoas se amam e então deixam de se amar, ou morrem amando profundamente. E sobre como as pessoas se relacionam em tantos níveis diferentes e absolutamente loucos que é difícil não pensar sobre o quão irracional, dramática e profunda é a nossa espécie animal. E então eu pensei em um relacionamento que possui muitas características. Denominado: amizade.

Aí pensando mais um pouquinho a respeito, refletindo profundamente em cima de questões filosóficas, sociais, culturais, econômicas, piriguetísticas, nerdíticas e tantas outras, eu comecei a tirar conclusões sobre um assunto em específico: o que fazer quando você ferra com alguém?

"Ferrar" tem muitos significados. No meu grupo de amigos, você "ferrar" com alguém é você ficar de mal com ela. Quando Maria dá doce pra todo mundo, mas não dá pra João, então João passa a ignorar Maria e nunca mais dar doces pra ela. João está ferrado, muito ferrado com Maria. Temos muitas situações do gênero. Como, por exemplo:

a) A pessoa falou mal de você pelas suas costas;
b) A pessoa beijou/agarrou/sensualizou/barbarizou com sua propriedade, vulgo namorado/a;
c) A pessoa empresta cds e livros pra todos, mas não pra você;
d) Ia ter festinha na casa de Joaquim e a pessoa não te avisou que iria ter;
e) A pessoa vive te corrigindo ou retrucando tudo o que você diz, seja em público ou não;
etc
etc
etc

Milhares de situações. Todo mundo já viveu algo assim. Todo mundo tem aquelas pessoinhas tão amigáveis e felizes em uma tenebrosa lista. Alguns tem essa lista física, como a Noiva de Kill Bill que tem uma lista de pessoas que ela deve assassinar em um papel. E vai riscando os nomezinhos à medida que o filme rola. Eu acho super prático, um exemplo de organização. Nos tempos de hoje, se você é da classe média com algum poder aquisitivo, eu sugiro que use um celular, um palmtop, smartphone, etc. Tenho certeza que há aplicativos super ótimos pra isso. Mas outras, como eu, tem uma lista mental de todas as pessoinhas que poderiam simplesmente deixar de ocupar espaço nesse planeta.

Acontece que eu não estou falando de pessoas que você odeia. Estou falando de pessoas que você ama e então... você ferrou com ela por qualquer um dos motivos, seja eles citados ou não.

Eu poderia fazer um post dividido em trilhões de partes sobre como você perdoar os amigos, mas aí eu decidi reduzir a questão para somente uma: e quando, na verdade, você que quem está totalmente errada na história em ficar ferrado com seus amiguinhos? É uma questão que eu não vejo ninguém levantar, mas eu me sinto muito deslocada quando eu vejo nas revistas aquelas chamadas como "ELA FICOU COM MEU EX-NAMORADO DE VINTE ANOS ATRÁS, AQUELA VADIA" e então vejo os conselhos todos tão "não fique assim, talvez ela não seja tão sua amiga, talvez ela não tenha pensado que seria tão importante" e a minha vontade é de simplesmente pegar a cara da garota que escreveu o problema e gritar

PFVR NÃO FODE

e dar uns tapas na cara dela.

Eu acho perfeitamente razoável que você fique puta da vida se sua melhor amiga agarrou o seu namorado, mas eu vou ser a primeira pessoa a te chamar de idiota e babaca e otária se você perdoar seu namorado e não a sua amiga. Eu acho perfeitamente razoável que você sinta desprezo daquela fulaninha que nunca te marca nas festinhas, mas vou te achar uma imatura se você fizer um drama digno de Shakeaspeare. 

Então eu resolvi escrever sobre isso.

Sabe, às vezes eu olho pessoas "ferrando" umas com as outras e simplesmente penso: 

meu amor, se você não fosse TÃO imatura, não ia achar isso um problema tão grande.




Mas por que as pessoas fazem disso um problema tão grande? Por que nós ferramos com os nossos próprios amigos por coisas que poderiam serem pequenas, resolvidas através de uma conversa? E eis que chego à uma conclusão: não é apenas imaturidade. É insegurança, é falta de auto-estima, é a galera sendo um bando de Cinderela se humilhando e tentando dar a volta por cima com um salto de cristal achando que tá sendo top na balada, mas na verdade está sendo deprimente. E é também (e vocês não esperavam por isso) uma galera egocêntrica. Por exemplo. Vou explicar isso direitinho.

Ana (personagem que inventei agora) tem 16 anos. Ela namorou um carinha (essa é uma história sobre pessoas heterossexuais e cissexuais que é muito comum em revistinhas adolescentes) dos 13 aos 15 anos. Foi um namoro bem profundo e tudo o mais. Os dois acabaram porque não viam mais graça no outro e embora não sejam amigos, são de boa. Se tem adicionados no facebook e tudo o mais. Aí um dia, numa balada, a melhor amiga de Ana, Fabiana, acaba beijando esse ex-namorado. 

Ana fica r e v o l t a d a. Ela considera aquilo uma profunda traição. Porque na nossa sociedade, você não fica com o ex da sua melhor amiga.

FIM DE HISTORINHA.

tenho medo dessa guria. from Namorada Sinistra.

Primeiro, eu vejo muitos erros nisso. Não tô dizendo que tô ~ certa ~ eu só não acho coerente que você queira que seu ex tenha carimbado PERTENCE À ANA na testa pelo resto de sua vida. Não acho razoável que você tire o direito de sua melhor amiga de ficar com quem ela quiser só porque o cara passou meses da vida dele coladinho do seu lado. O fato de ele ter feito isso não significa que ele seja sua propriedade. Ele tem todo o direito de ficar com quem quiser. E ela também. Ok que muitas amigas não ficariam com o ex duma amiga, porque é aquela coisa bem ~estranha~ (eu não ficaria com os exs das minhas amigas atuais, porém o meu ex-namorado de quase 4 anos era ex da minha, então, melhor amiga) porque você meio que se acostuma a ver o carinha como um ~brother~. Mas quando você bate o pé e fica mimimimi FABIANA N PODE FICAR COM MEU HOMEM, você está sendo

a) imatura 
b) egocêntrica
c) insegura

Primeiro, porque haja imaturidade pra achar que seu ex ainda é alguma coisa sua. Depois você precisa ser muito egocêntrica pra achar que todo mundo vai sempre colocar sua opinião em primeiro lugar antes de qualquer coisa. E em terceiro, você precisa ter quilos de insegurança para considerar isso algo realmente relevante. Aquela sensação de "estão roubando meu boyfriend, sos" provém da insegurança, não de um sentimento racional de preservação.

É sabido que galera tem mania de fazer uma tempestade em copo d'água. Coisas resolvidas na base do "bora sentar e falar dez minutos a respeito" viram coisas melodramáticas dignas de uma novela: fulano não me convidou pra festinha dele, também não convidarei pra minha e nunca mais nos falaremos, sicrana preferiu fazer trabalho com a fulaninha, tô puta, também não estudo mais com ela e blá blá blá. Uma série de probleminhas chatos. E existem essas pessoas que ferram contigo por qualquer coisa. Qualquer besteira. E então... chegamos ao Ato Último desse post sem muito sentido: 

como não ferrar com as pessoas?

Primeiro, não se coloque no centro de universo. Povo saiu pra tomar umas e esqueceu de marcar você no facebook. PVFR não faça disso um escarcéu. Não comece a suspeitar que todos tem um plano maléfico para te derrubar do planeta. Não passe a olhar desconfiado para todos, se perguntando fervorosamente <em>será que eles me odeiam? eles devem me odiar. amigos não deveriam se odiar, logo não somos amigos</em>. Simplesmente chegue toda ~pls bitches vcs me esqueceram seus calhordas~ e da próxima vez, se marque caso esqueçam de novo.

E se eles SEMPRE esquecem (uma vez a cada seis meses não é "sempre". SEMPRE significa MUITAS vezes REPETIDAS), eu acho que tá na hora de procurar outros amigos em vez de ficar vociferando pelos cantos sobre a falta de consideração da sociedade para contigo.

Em segundo lugar, se ache um pouco. Digo no sentido de se achar diva, bela, a top na balada. Não seja ~ A ~ metida da parada, mas tenha auto-estima. Saiba seu valor. É muito fácil você se magoar por bobagens quando você tem uma auto-estima baixa, porque como você se odeia e se acha a ogra interior e/ou exterior do universo, você tende a achar que tudo é pior pra você. Que quando um amigo seu te corrige naquela continha amiga de matemática, você acha que o amigo tá te achando burra. Mas, meu amor, ele não tá te achando burra ao te corrigir. Quem tá se achando burra é você. 

Quando você se põe em último lugar, você achará que todo mundo te põe em último lugar. Você verá tudo ao seu redor com esse ângulo distorcido. "Fulaninho quis fazer prova em dupla com Sicraninha e não comigo? Deve ser porque sou burra!" e esquecerá que Beltraninha tá fazendo prova contigo e que Fulaninho também é amigo de Sicraninha. Então, se ame. Quando você se ama, acontece muitas coisas positivas e entre elas está:

você deixa de ver o mundo como um lugar ameaçador, sombrio e maldoso que conspira exclusivamente para que você se sinta a pior pessoa do mundo.

Em terceiro lugar, se mostre tranquila. Essa é uma dica que estou dando, não seguindo ok ~
Porque quando as coisas se tornam problemáticas, as pessoas tem a péssima mania de AH FULANA É UMA BITCH, NÃO IREI ATRÁS DELA. Acontece que a tal da Fulana Bitch não irá entender porque você está ferrada com ela e, como você que ferrou com ela primeiro, simplesmente ela não vai atrás de você pra entender porque VOCÊ ferrou com ELA. Eu tenho uma filosofia de vida que quem ferra que vai atrás pra pôr os pontos nos i's. Claro, quando você trai sua namorada, acho digno você ir atrás dela implorando perdão e prometendo submissão eterna. Mas nas amizades em geral, eu acho que quando você não gosta de alguma coisa, você vai lá e resolve. 

Meu amor, ninguém é mago pra adivinhar o que tanto te aborrece. E, muito menos, pensam em você 24h por dia para lembrarem de tudo que falaram ou fizeram contigo. Elas simplesmente não vão se tocar que te aborreceram. Então você escolhe: ou você fica ferrada com seus queridos amigos, se aborrecendo todos os dias, ou você cede um pouco e abre o jogo de uma vez. E faça isso todas as vezes que isso se repetir. Sempre tendo aquele bom senso de: será que foi realmente pessoal? Será que não sou eu que tô vendo tudo de um ponto de vista extremista? Repita esse exercício muitas vezes ao dia. 

(se você reclama muitas vezes de seus amigos serem uó, eu acho que ou é bullyng ou - mais provável - você é uma pessoa muito chata às vezes. Ou você deveria achar outros amigos)

Enfim, é isso. Parte I sobre Amizades - Pessoas Que Ferram Umas Com As Outras Por Motivos Diversos e Não Muito Compreensíveis. 
Novamente, me perdoem pelo atraso. Peço perdão de joelhos. MUITO. Absolutamente. <3


5 comentários:

  1. Eu e minha irmã uma vez, muito tempo atrás tínhamos feito uma "promessinha" boba de que uma não ia ficar com um menino que a outra já teria ficado. Afinal, somos irmãs né, é mais estranho ainda do que ficar com ex de uma amiga. Acontece que milênios atras ela ficou com um menino que por acaso se tornou muito amigo da gente e de outras amigas. Ele saía muito com a gente e tudo o mais, e uns 3 anos depois que eles tinham ficado, sei lá, me deu vontade de ficar com o menino. Tipo, era carnaval e etc (RISOS) e o menino demonstrava interesse por mim também, então eu acabei comentando que tava cogitando ficar com ele. Minha irmã ficou louca????? Sei lá que que deu nela, ela passou uns 3 dias sem falar comigo e ainda disse que se eu ficasse com ele, ela ia ficar com um menino que eu era afim na época. Aí eu comprei a briga também e falei tipo "Se eu quiser ficar com ele e ele também quiser, eu fico na boa. E você não vai poder fazer nada se ele quiser."

    Moral da história: Acabei não ficando com o menino por falta de oportunidade e, sim, para não criar brigas maiores com minha irmã (A história acabou ficando bem maior, mas não vem ao caso rs).

    Mas a partir daí, essa meio que passou a ser minha filosofia sabe? Até comigo, uma vez uma amiga queria ficar com um menino que eu já tinha ficado e eu tava tipo 'Fique à vontade' e ela toda 'sério, não tem problema??' Daí eu disse: "Se ele quiser ficar contigo, eu vou poder fazer o que??" e tipo, é isso mesmo. Claro que existem situações e situações, mas agora não me importo mais muito com isso de minhas amigas ficarem com meus ex, apesar de que eu não ficaria com 98% dos exs delas.

    E essa coisa de ficar brigadinh@ com amig@, aff acho tão infantil?? Sei lá, acho que é porque eu sempre fui muito difícil de entrar numa briga, principalmente com minhas amigas, mas mano, se tá irritado com alguém, vai lá E FALA po. Agora se você não quer resolver e acha melhor ficar de birrinha de 5ª série, boa sorte viu. 90% do que eu digo pras minhas amigas quando vêm conversar sobre estarem chateadas com amigos, amigas, namorados, irmãos, mãe, pai é: Você já disse isso pra ele/ela? Devia dizer, a pessoa vai entender. Tudo que passa na minha cabeça nesses casos é exatamente o que tem em uma imagem do post: BITCH, PLEASE.

    Haha, enfim, sei que fiz comentários soltos, mas gostei do post, Luna. :)
    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu post também foi bem solto, Naty, lol. Eu não sabia muito bem pra onde chegar.

      Eu usei essa situação como exemplo porque é a que mais me irrita. Tipo, se é EX de amiga, porque você é impedida de ficar com ele? E se sua amiga for a maior pegadora e for uma cidade pequena, faz o quê? Acho desnecessário. Todos deveriam se amar livremente <3

      Assim, eu raramente vou atrás pra falar de problemas, mas eu deixo muito pra lá. Tipo, coisas como "esqueceram de me marcar no face pra ir na casa de fulano", sabe, coisas que as pessoas surtam, eu simplesmente não vejo problema. Tranquilo. Então não é que eu vou relevando e as coisas vão acumulando. É que eu não as absorvo.

      (apesar de eu ser vingativa e rancorosa. muito.)

      Mas eu reparei isso: as pessoas que mais ferram com outras são, em geral, as mais inseguras, egocêntricas, imaturas - essas características costumam aparecer juntas, mas podem ser uma ou outra também.

      Excluir
  2. Adorei! Eu meio que ignoro um tanto de coisa também, porque sim, sou diva, e se a pessoa esqueceu de me marcar ou chamar em algo problema dela... As vezes eu fico chatiadissima também, mas geralmente passa depois de um tempo.
    Vou contar um caso. Não acho que tem muito a ver com o post, mas enfim. Uma amiga que faz aniversário mais ou menos uma semana antes de mim (mas é um ano mais nova) resolveu fazer a festa de 15 anos dela no dia do meu aniversário. Até aí tudo bem, tudo ótimo, não costumo dar festas, tenho preguiça, falei que ia na festa dela numa boa e me assegurei de não ter mais nada pra fazer no dia. Só que eu tinha mudado de escola, e ficou mais complicado de a gente conversar, e o aniversário foi chegando e KD CONVITE? Eu fiquei "gente, mas tá chegando já, porque ela não me falou nada sobre convites ainda?", e aí eu dava uns toques nela quando podia, já que eu sou super esquecida e pensei "vai ver ela esqueceu né, normal". Dois dias antes da festa eu resolvi dar um ultimato e adivinha? Ela tinha dado o meu convite para outra pessoa. Fiquei puta, afinal já tinha combinado de levar uma amiga nossa (que nem ia na festa já que não tinha meios e tava com preguiça, mas eu convenci ela a ir), não tinha nada planejado pro meu dia só por causa da festa dela, tinha comprado um livro que ela queria muito e extorquido minha mãe (era "Sendo Nikki", da Meg), e ela já tinha dado meu convite pra alguém que ela tinha acabado de conhecer pra conseguir popularidade? Sim, fiquei puta. Mas ignorei. Eu e minha amiga fomos no cinema no dia do meu aniversário, nos divertimos e tudo o mais (eu teria ido até sozinha, nem ligo, mas ela fez questão e tal). Nem fiquei com raiva das minhas amigas que foram na festa, e só fiquei um pouco puta com ela, porque se ela pelo menos tivesse me avisado antes tudo estaria bem... Mas teve que esperar eu ficar ligando e ligando?
    Enfim, histórias vão, histórias vem, meses se passaram sem a gente se falar e nem se olhar praticamente até que um dia foi como se nada disso tivesse acontecido. Algumas amigas minhas (a que foi no cinema comigo por exemplo) ficaram com raiva dela um pouco mais, não só por esse, mas por outros motivos, mas eu simplesmente relevei... E aos poucos a situação entre a gente ficou normal, nem tem aquele estranhamento de aquela-puta-me-ferrou mais...
    Não sei se faz muito sentido ou se eu fui muito repetitiva mas é de madrugada então só ignorem.
    Enfim, adorei um post, gostei do tema, me fez pensar um pouco sobre o assunto...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Mas nas amizades em geral, eu acho que quando você não gosta de alguma coisa, você vai lá e resolve +1
    Não tenho muito problema em ir tentar ver o que tá acontecendo de errado, mas se a pessoa em questão tiver sido hostil comigo em qualquer momento, eu não vou atrás de modo algum. Não que eu fique ~chatiada~~ de volta, acho que todo mundo tem seu momento de extravasar a raiva, então, ignoro a grosseria em si, mas apenas por princípio, porque exigir um pouquinho de maturidade é preciso.

    E Não sou de ferrar com os outros. Tipo, se tem algo que me incomoda, eu tento lidar, deixar pra lá, e se eu ver que não tô conseguindo eu me distancio da pessoa, apenas porque acho que vai ser melhor pra mim, que não vale a pena nem pra mim, nem pra pessoa, o desgaste de tentar mudar certas coisas. Porque coisas bobas dificilmente me irritam, as coisas que mais me chateiam são padrões de comportamento, ou mesmo incompatibilidade de genios, que me faz questionar o sentido de me manter próxima a tal pessoa, e que acabo acreditando que não vale o esforço, pra não me magoar, nem magoar a pessoa.

    Mas no geral, essa coisa de ficar 'de mal' nunca existiu entre meus amigos mais íntimos.

    ResponderExcluir
  4. AMEI o post, Luna! Queria mostrar pra uma certa pessoa mas não dá porque estamos ~brigadas, mas é isso mesmo.
    Só não consigo me ver nessas situações porque ninguém praticamente tem ex no meu grupo e eu sempre sou convidada porque eu geralmente que decido as coisas mas amei, sério <33

    ResponderExcluir