quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Sim ou não?

                - Viu, que queijo é pra comprar?
                - Pô, qualquer um. Qual diz na receita?
                - Queijo.
                - Quais têm aí?
               - Tem cheddar, parmesão, colonial, catupiry, prato, ricota. Tem requeijão também, requeijão é queijo?
               
                O diálogo acima ocorreu no (super?) mercado dia desses quando eu e meu namorado resolvemos cozinhar (risos). Quanta complicação pra comprar um simples queijo. E piorou: chegou a vez da maionese, da massa, do molho... é tanta coisa, com tanto tempero, nome, e sei lá mais o que diferenciando-as que nós acabamos nos perguntando se faria alguma diferença pegar a maionese tradicional ou a com ômega 3.

                E não foi só no supermercado que as coisas mudaram. Vocês têm noção da quantidade diferente de sei lá, roupas, sapatos, cursos de vestibular (meu eterno dilema, ai ai), opções de viagens, opções sexuais, e mais um milhão de coisas que existem por aí? Escolher anda ficando cada vez mais difícil.

                Antigamente comprar queijo era comprar o queijo que tinha, o que era provavelmente mais fácil. Antigamente a regra era tal vestido para as moças, com tais sapatos combinando. Vestibular? Que é isso. Magistério para elas. Direito, Medicina, ou seminário para eles. Casamentos arranjados com o sexo oposto e ter filhos. Muitos deles. “Escolher” era muito mais simples. Viver era muito mais seguro. A fórmula da vida todos tinham. Era difícil errar, até porque não se tinha muita escolha.

                Hoje em dia é diferente. E talvez seja por isso que vemos tanta gente adiando escolhas, ou tanta imaturidade, muitas vezes. Inclusive, nós mesmos praguejamos o porquê de termos de escolher tal coisa (eu e a faculdade, ai ai).

Mas vocês já pararam pra pensar como é maravilhoso poder escolher? Digo, eu sei que escolher às vezes pode ser uma merda e atire a primeira pedra quem nunca falou “mãe, o que eu faço?”. Mas sabem como é bom poder escolher que curso você quer, com quem você quer casar (ou não), quantos filhos você quer ter, se quer adotá-los, ou simplesmente não tê-los?
                 
                Então escolham! Porque uns montões de pessoas tiveram que fazer um montão de coisas pra que você pudesse optar por queijo prato ou parmesão. Tá, menos. Mas é mais ou menos isso. Não deixem as escolhas intimidarem vocês, intimidem as escolhas. Depois de ver o lado de que você existe porque existiram escolhas, veja que as escolhas existem porque pessoas como você existem. A escolha é nosso maior poder, que não nos deixemos jogá-lo fora pelo simples capricho de dizer “não sei”.

      
          Até maisss, beijinhos.

2 comentários:

  1. Eu sempre digo que odeio ter opções, porque fico muito indecisa, e sou dessas que pensa qualquer coisa demais, então fico um milênio pesando prós e contras, vantagens e desvantagens de tudo. Mas é maravilhoso poder escolher, mesmo.

    Não me imagino vivendo no "antigamente" que você definiu no post, porque detesto ter gente cuidando da minha vida, querendo me dizer como agir e o que fazer (Detesto quando dizem "você devia estar estudando!" DO MEU ESTUDO CUIDO EU!!!), imagina só alguém dizendo: Você vai vestir isso, falar desse modo, agir assim, estudar isso e casar com Fulano. Acho que eu explodiria, na boa???

    Enfim, Danu, ótimo post!!!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Escolher é sempre uma coisa difícil pra mim, sou a pessoa mais indecisa do mundo. Mas quando escolho, acabo sendo bem metódica, tipo se optei por queijo parmesão uma vez, vai ser ele sempre pra me poupar do transtorno de ter que escolher de novo.
    Eu sempre me vejo perdida em meio as milhares de opções que tenho, e sempre empaco na coisa da profissão que seguirei, e isso está sendo a parte mais penosa. Espero escolher logo o que farei porque sei que quando escolher, será aquilo mesmo e acabou. Depois deve vir um bocado de outras coisas pra me dar dor de cabeça pra escolher como o tema do meu mestrado e enfim.. nunca vai acabar.

    ResponderExcluir