sexta-feira, 20 de julho de 2012

A princesa-exemplo

(Esse texto possui alguns spoilers. Se não quiser saber sobre o filme, não leia.)

Estreou no dia treze de julho aqui no Rio uma animação dos estúdios da Disney/Pixar chamada “Valente” que conta a história fofíssima de uma princesa bem diferente. E é sobre ela que eu quero falar.



Merida foi criada pela mãe pra ser fina, falar baixo, comer pouco, usar roupas desconfortáveis apenas para ficar bonita, prender os cabelos (que, aliás, merecem um parágrafo apenas para eles). Enfim, foi moldada para ser o que esperam dela, sem opinião própria, personalidade ou qualquer traço de individualidade. O exemplo de menina perfeita. Mas o que ela gosta mesmo é de sair pela floresta e caçar, usar armas e ser independente. É uma menina forte e destemida, decidida, revoltada com toda a pressão da sociedade sobre ela. Gostaria de ser livre pra tomar as rédeas do próprio destino.

Aliás, o cabelo dela é um ato de rebeldia por si mesmo. É crespo, cheio de cachos, despenteado, heterogêneo. Não é louro, como o da maioria das princesas. Bem diferente do “Padrão Disney”. E é lindíssimo, justamente por isso.

Até o dia em que seus pais organizam uma competição pelo coração da princesa. Só que ela não quer se casar, não precisa disso, não depende disso. Detesta a idéia de carregar o futuro de seu reino nas costas. Não quer ser obrigada a ficar com alguém apenas pra manter uma tradição sem sentido.

A história se desenrola, tem aquele final edificante de filme da Disney, mas o mais importante é: ela fica sozinha. E feliz. Não precisa de um príncipe pra ser completa, nem pra salvá-la. Aliás, ela salva a si mesma, sua mãe, seu reino.
E é aí que reside a parte mais legal do filme. Ela é autossuficiente. Mostra pra todas essas garotinhas que sempre se espelharam em filmes de princesa que a vida não gira em torno de um homem. Nem em ter uma família ou de casar. Há uma vida além disso. E há o poder de escolha: não é porque ela é mulher que deve se submeter aos julgamentos de uma sociedade cheia de estereótipos e preconceitos, mesmo que eles venham de sua própria família.

Ela se voltou contra as tradições, quebrou as regras. E, no fim, mostrou que todos podem fazer isso. Porque todo mundo é dono de seu próprio destino.
“Valente” é o filme de princesa que toda mulher deveria ver.

Este texto foi escrito pela leitora Mariana Barreto. Você também pode ter seu texto publicado aqui no blog! Escreve pra gente: chadas9blog@gmail.com. Obrigada desde já! :)

6 comentários:

  1. Eu ainda não assisti, mas logo que vi o trailer a um tempo atrás, fiquei louca pra ver, por sacar lodo que Merida era um outro nível de princesa. Independente, autossuficientes, como você falou.
    Tô muito louca pra ver. E sei que não vou me decepcionar.Há nova tendência das princesas da disney. Elas estão ficando mais fortes, mais destemidas. A última versão de Rapunzel, em enrolados, mostrou bem isso. E Valente, pelo que parece, vem pra marcar bem isso. Por não ser uma releitura de contos antigos, por ser algo novo, inspirado no atual papel das mulheres na sociedade. Tô muito empolgada pra ver e adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  2. Minha melhor amiga disse que queria ver esse filme e eu disse que preferia On the road. Acabou que não saí de casa ontem pra ver nem um nem outro, e to com uma vontade incontrolável de ver os dois.

    ResponderExcluir
  3. Marianammmmm, sua linda <3


    Depois do que tu escreveu eu fiquei com 1 vonbtade louca de ver o filme. E também porque comecei a reparar nas publicidades pela rua. Parece ser foda!

    Espero que depois dele venham MUITOS outros filmes assim, pra influenciar lindamente as crianças, os pré adolescentes, os adolescente e os adultos! Sim! Já que são eles que os educam, também. Tem que demonstrar pros pequenos (ou não tanto) que mulher hoje em dia não é mais a mulher disneyana de décadas atrás. :D

    ResponderExcluir
  4. Fui no cinema fim de semana passado e acabei optando por ver A Era do Gelo, mas quando vi o trailer antes do filme começar já fiquei louca de vontade pra ver! Parece ser muito digno. Concordo com o que a Franci (L rs) falou, as princesas da Disney estão ficando mais condizentes com o papel atual da mulher na sociedade. Muito digno!

    Amei o post s2

    ResponderExcluir
  5. assisti hoje e achei linda a história õ_õ quase chorei

    ResponderExcluir
  6. Assisti domingo e gente me segurei pra não chorar. O filme é lindo demais! Merida é ótima, e fico feliz pela Disney ter apresentado uma princesa como ela...

    ResponderExcluir