sexta-feira, 13 de julho de 2012

I love rock and roll ♪

Olá! :D

Então, galerinha, eu sei que vocês já tão cansados disso e tal, mas welcome, welcome to the second edition of our blog! (tipo a Elizabeth Banks em Jogos Vorazes - desculpa se você não fica imitando quando ela fala na Colheita ou se você nem gosta de JV, tá). Bom, enfim, eu sou a Thais e o prazer é todo seu. ;)

O tema do post de hoje é o Rock!

Por quê? Porque hoje é Dia do Rock, meus caros. E não falar de rock é... sei lá, muita mancada, viu.

Não gosta? Muito bem, estou aqui pra isso.

Antes, uma pequena introdução:

~ Por que hoje é dia do rock? Não podia ser o Dia do Pop? ~

Hoje é o dia do rock porque, em 13 de julho de 1985, um cantor chamado Bob Gendolf reuniu algumas bandas e artistas de peso para um show que pretendia combater a fome na África. The Who, Led Zeppelin, Scorpions e Queen estavam entre os convidados - cara simples, né, gente. A Madonna também estava, mas enfim. Esse foi considerado o maior show de rock de todos os tempos, além de ter aberto os olhos das pessoas para a situação daquele continente. Então, o dia 13 de julho foi considerado o Dia Internacional do Rock. 

PS.: calma, gente! Todo mundo sabe que eu amo pop...

Explicado o motivo da data e, consequentemente, do post, vamos ao que eu preparei pra vocês.

5 LISTINHAS PRA GOSTAR DE ROCK

Não, não é uma lista de biografias e filmes chatos sobre as bandas. Vamos falar das coisas boas rock de um jeito moderno. Vamos lá:

1 - Livros

- "Confissões de Uma Banda" (1 e 2) de Nina Malkin: Um dos meus favoritos no mundo hahaha. Ele não fala muito do rock em si, mas dá pra ter uma noção de como é estar numa banda, além de que você se empolga tanto que acaba procurando as músicas e bandas citadas pra entrar mais no clima do livro - sim, porque eles não são uma bandinha adolescente que canta sobre alguém que partiu seu coração, mas rock clássico mesmo, tipo AC/DC. Sério... é demais. Entre na carona do 6X!



- "Dentro do Rock (O que eles pensam?)": Esse é muito legal também! Eu li faz algum tempo, por indicação da minha irmã, até porque ele é velhinho. O livro mostra algumas entrevistas do jornalista Bill Flanagan com alguns dos maiores artistas da história, tipo o Bono Vox, o Bob Dylan, o Mick Jagger, o Chuck Berry e vários outros, falando do processo de composição das músicas. 



2 - Filmes

- Escola de Rock. Esse todo mundo já viu, né? Pra quem não viu ainda, o filme conta a história de um rockeiro falido que vai dar aula em uma escola tradicional. Percebendo o talento musical dos seus alunos, monta uma banda com eles e o inscreve numa competição de música. A história é simples, mas o filme é super legal, primeiro porque o professor-músico é aquele ator muito engraçado, o Jack Black. Segundo que você acaba aprendendo sobre rock e dando risada ao mesmo tempo, além de ir se apegando aos personagens que enfrentam o descontentamento dos pais. 



- The Runaways: a história da banda que dá nome ao filme, do ponto de vista da Cherie Currie, vocalista da banda interpretada por Dakota Fanning. Mostra a carreira de sucesso de uma banda formada só de mulheres, suas brigas (principalmente da Cherie com a Joan Jett, interpretada pela Kristen Stewart, que posteriormente se consagraria em carreira solo) e a rápida queda. Alguns críticos podem até falar que não gostaram do filme, mas eu curti bastante. Por não conhecer muito a história delas, o filme me deu uma ideia geral. E até gostei da Kristen Stewart atuando, acho que a personagem caiu bem nela. E as músicas são muito boas! Procure por mais depois.
PS.: se você é do tipo reprimido(a), o filme tem algumas cenas fortes e pode ser bem constrangedor assistir com a mamãe hahaha



- Cazuza - O Tempo não Para: a vida de Agenor de Miranda Araújo Neto, conhecido como Cazuza, desde o início da carreira até sua época de Barão Vermelho, carreira solo e morte causada pela AIDS. Vale a pena porque as letras são muito inteligentes (quem nunca ouviu Cazuza, né?), as atuações tão muito boas (morri com o Daniel de Oliveira, igualzinho) e, bem, eu não fui da época dele, mas quem era fã mesmo se emocionou demais, ou seja... 



3 - Jogos

- Guitar Hero: quem nunca jogou Guitar Hero, né? Você sabe, aquele que você simula uma performance de rock com alguns instrumentos como a guitarra e a bateria, fabricados pelos videogames especialmente para o jogo. Pode ser com o controle também, porque tem que ser muito fera pra tocar com a guitarra, falo mesmo. Claro que não sou uma dessas. kkk Até você que não curte muito videogame vai gostar, porque é muito bom mesmo.
Ah, tem a versão pra Playstation 2 e XBOX também. 



Também tem o RockBand, Ultimate Band e Rock Revolution, mas todos seguem a mesma linha do Guitar Hero. 

4 - Estilo

Calma, não virou coisa de revista pré-adolescente, ok? É que o estilo dos rockeiros têm umas coisas super legais, não é mesmo? Digamos que um dia eu já usei lápis de olho vermelho, mas isso não vem ao caso - ao menos que você goste, né. Mas vamos lá com alguns desses itens:

- Camisa xadrez: típica dos grunges e atualmente quase o uniforme das bandas de rock. Nem precisa falar muito, né? São lindas. 



- Camisetas de banda: eu acho super legal e adoro cortar a gola haha fica mais legal quando você gosta da banda, óbvio.



- Jeans destruidinho: quem nunca picotou um short jeans?



- All Star: não podia faltar! Tá, ele foi criado pros jogadores de basquete. Mas logo se tornou um ícone para os punks, rockabillies, emos e vários estilos de rock. Até o Kurt Cobain usava All Star. 



5 - Programas de TV legais


- Provão MTV: batalha musical disputada por duas escolas. Cada uma delas tem uma banda, que ao longo do programa vão tocando covers e são várias provas legais, nas quais dá pra aprender bastante coisa. Segunda 20h na MTV.



- Baú do Rock: maratona de clipes dos clássicos do rock. Segunda, quarta e quinta-feira às 23h45 e terça-feira às 23h30 na MixTV.



- Esse Tal de Rock and Roll: série que conta a trajetória e tudo mais sobre o rock. Sábado às 21h45 na TV Cultura.



Bom, gente, é isso. Ufa. Até 31/7 e feliz dia do rock! ;*

4 comentários:

  1. Bom post! ouve uma época na qual eu realmente amava rock, e eu ainda gosto, mas agora eu me diversifiquei mais e tal... Afinal, rock é um estilo com diversas ramificações.
    Lembro que uma banda que eu gostava muito há uns dois, três anos atrás era The Donnas, uma banda de rock composta só por mulheres que se influenciaram em bandas como os Ramones. Pouca gente conhece, mas eu acho bem bacana e tal.
    E eu lembro que quando eu estava no fundamental meu sonho era ter um all star, porque todas as crianças legais tinham menos eu, e aí depois de vários anos pedindo pra minha mãe consegui um, e depois de várias renovações (claro, afinal eu cresci), virou meu calçado de todos os dias haha.
    Meu comentário não é muito linear, mas enfim, FELIZ DIA DO ROCK!

    ResponderExcluir
  2. Nunca assisti escola do rock nem the runaways, mas gosto da banda. Chorei pra caramba assistindo Cazuza, acho que nunca chorei tanto vendo um filme.
    Fiquei com vontade de ler dentro do rock.
    Enfim, feliz dia do rock!

    ResponderExcluir
  3. E sou igual a claudia, teve uma época que eu amava muito. Hoje ainda amo, mas não mais do modo ''sou tão roquenrou, RAWR'' que eu costumava gostar. Ainda amo escutar rock clássico e alternativo, mas de um modo mais normal q

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, amo rock desde criancinha, passei pela minha fase "ando de preto e rasgada pq eu sou rockeira~*" há uns anos, e agora consigo perceber que você pode gostar de vários estilos musicais (e que não precisa mudar seu vestuário todo pra isso).. Enfim, rock and roll babe, don't you know? =D bjs thaUsss
    Jojo

    ResponderExcluir