sábado, 7 de julho de 2012

Deve ser legal ser eu

Olá descaprichetes! Digo, bebedoras de chá. Ou bebedores. Ou sei lá, um nome melhor.
Enfim, eu sou a Giulia ou Joubs, e vim aqui falar sobre uma coisa importantíssima: auto confiança.
Sei lá, pra mim existem dois tipos de pessoa. Tá, na verdade não é bem assim, mas vamos fingir que é. Existem as pessoas que sabem que são incríveis e vão por aí simplesmente sendo incríveis e acreditando em si mesmas e existem aquelas que são tão absurdamente maravilhosas mas que nunca vão perceber isso. Também tem aquelas outras que realmente não importam muito pra esse post e tem aquelas que não sabem contar, no caso eu.
De qualquer maneira, eu acho super legal confiar em si mesmo, sério. O problema é que ninguém nasce com essa capacidade. Digo, podemos até nascer (nunca vi um bebê triste porque não acreditava em sua capacidade de unir blocos ou algo assim), mas sei lá, no decorrer da vida a gente começa a meio que esquecer de si mesmo. Olhamos muito pros outros e pras qualidades deles e muito pra nós e pros nossos defeitos e simplesmente pensamos: "Nossa, seria legal não ser eu.". Mas, sinceramente? Isso não vai acontecer com você, a menos que sei lá você e sua mãe comam um biscoito da sorte e troquem de corpo por alguns dias, ensinando a todos a serem compreensivos etc etc etc. Ok, voltando ao post: você sempre vai ser você. E um dia talvez você perceba que isso é uma coisa boa e não ruim e não viva mais em profunda agonia. Só que sei lá, esse dia podia ser hoje.
(Todo dia é uma nova chance de mudar sua vida.)
Eu sei, eu sei. Você tem certos defeitos irritantes e manias mais chatas ainda. Você não é engraçado como aquela outra pessoa que você conhece e não sabe cozinhar, que nem a outra pessoa. A questão é que você não vai ser aquelas pessoas nunca<, mas se você quiser, você pode ser engraçado e bom cozinheiro como elas. Afinal de contas, nós somos pessoas. E uma das coisas que mais me fascina a respeito das pessoas é que a gente tem uma vida inteira a nossa frente, temos um corpo e sentimentos e milhões de coisas, e essas coisas são simplesmente nossas. Nós temos total controle sobre elas, e nós podemos fazer o que quisermos com a nossa vida. Ok, eu sei que queimar sua casa e sair por aí declarando tudo a República da Laranja não é uma boa ideia, mas você pode fazer, se você quiser (só espero que você não queira). Porque a vida é sua e você tem controle sobre ela e tudo bem, eu só sou uma menina escrevendo um post, o que eu sei sobre como as coisas são difíceis pra você? Sim, absurdamente nada.
Mas me ouça (ou me leia): as coisas não são sempre fáceis. Nem tudo é exatamente da maneira que você gostaria que fosse, mas alô, esse é o mundo. Eu sei que eu acabei de falar que você pode conseguir tudo que você quiser, mas não tô falando que as coisas vão ser fáceis. Porque as coisas não são fáceis, mas você pode conseguir ultrapassá-las, oras. Afinal de contas, você é maior que todas essas coisas.
E você pode não acreditar nisso agora, mas um dia você vai. E não vai acontecer do nada, vai simplesmente ir acontecendo. Mas né, que tal começar hoje? Que tal se olhar no espelho e perceber que nunca, nunca, nunca vai existir alguém igual a você e que nunca ninguém vai ter esse privilégio de ter todas as suas qualidades e defeitos combinados? Sei lá, o mundo é feito de 7 bilhões de pessoas e só uma tem a chance de ser você. Então aproveite essa chance. Aproveite essa chance e vá fazer as coisas que você quer e pare de ter medo das pequenas coisas, simplesmente as enfrente.

Sabe, eu gosto de cantar. Se forem músicas cheias de notas agudas e gritadas, eu gosto mais ainda. Então, às vezes quando eu tô cantando e aquela nota difícil vem chegando, eu meio que fico com medo de desafinar e jogo a voz pra cabeça (tá, quem não entende de técnica vocal não vai entender muito isso, mas é uma metáfora ok) e tudo bem a nota até que sai direito, mas é falsete, não é o que eu realmente deveria estar fazendo. Só que um dia eu estava cantando e pensei "Não, puta que pariu, eu consigo isso." e eu cheguei e fiz. E a partir daí eu comecei a pensar assim pra todas as coisas. Porque a verdade é que a gente consegue fazer as coisas e às vezes deixamos nos impedir por coisas pequenas e meio bobas, na verdade. Só que você tem controle sobre si mesmo, então simplesmente ignore as coisas bobas. Afinal, as coisas estão ali para você, você só tem que ir atrás delas. E é claro que você consegue. Só não dê desculpas para si mesmo, não deixe seu medo de acabar não conseguindo te impedir de tentar. Porque, voltando a metáfora, eu podia muito bem ter desafinado, mas eu iria trabalhar nisso e eventualmente ia conseguir alcançar a nota.
Então faça o seguinte: me ouça, ok? Porque eu sou sábia e incrível e sei de tudo. Além disso, estou sempre certa. Então me ouça e aceite seu incrível verdadeiro eu e se ame, se ame profundamente. Porque você é a única pessoa que vai amar e ser amada de volta na mesma intensidade e da mesma maneira, e você é a única pessoa que passou e que vai passar todos os momentos com você e que vai entender como é ser você. Veja isso como um privilégio e ame quem você é, ok?
Até o dia 25! ♥
(Só tente ser feliz consigo mesmo.)


PS: Sim, esse post é dedicado a você. Você sabe quem você é. Eu também sei, e sei que é uma pessoa extremamente incrível, só queria que você pudesse ver isso também. ♥

8 comentários:

  1. "O mundo é feito de 7 bilhões de pessoas e só uma tem a chance de ser você. " Amei????????

    Muito bom o post, Jujuba, parabénsss! :))

    ResponderExcluir
  2. "O mundo é feito de 7 bilhões de pessoas e só uma tem a chance de ser você. " Amei???????? [2]

    Adorei o post, me sinto bêy assim muitas vezes. Tenho até a mania de listar os defeitos que mais me irritam em mim mesmo todos os dias, mas né, um dia isso passa (ou n)

    ResponderExcluir
  3. Joubs, que vontade de te abraçar e.

    Ok, ignorando a frase acima (que acho que pode soar bem psicopata, mas relevemos)... é bem assim mesmo. E, até acho que é questão de fase: todo mundo tem uma época em que se sente mal consigo mesmo e tudo o mais, e quer saber? Passa. E, depois que passa, você entende que até seus defeitos podem ser legais, porque te definem tanto quanto as qualidades.

    ResponderExcluir
  4. Ok, não sei que tipo de magia você fez quando escreveu esse post... Mas eu tava passando por aquelas crises existenciais que todo mundo tem, e quando abro o blog de vocês, TCHARAM, de repente vez um post desse que me faz esquecer (ou, pelo menos, repensar e tal) a crise. Amei, amei, amei.

    ResponderExcluir
  5. nossa jujuba adorei saber que você é fã de 'sexta-feira muito louca' e 'a nova cinderela', viu prbns e não me pergunte como eu identifiquei as frases, porque eu só vejo filme em preto e branco e documentários Q

    e adorei o post, só tem uma coisa: eu tenho excesso de confiança! tipo sério eu nunca acho que alguém vai me superar em alguma coisa, ou que eu não poderia ter feito melhor. sendo assim, vou fazer em breve um post-resposta falando de pessoas como eu e como podemos quebrar a cara por causa disso (provavelmente não terá comentários).

    bjs

    ResponderExcluir
  6. apenas que esse post é ma ra vi lho so.

    ResponderExcluir
  7. Minha situação é um pouco complicada... Porque eu tenho uma auto-confiança muito grande, somada com uma baixa auto-estima. Ou seria o contrário? Não sei... Isso é possível? Sim, eu lhes digo que é, e é algo complicado demais pra explicar em um comentário apenas... Basicamente, ao mesmo tempo que eu SEI que sou uma pessoa super foda e maravilhosa e magnífica, e que todos deveriam ter o prazer de poder me conhecer um dia, eu tenho raiva de mim mesma por não estar preenchendo todo o potencial que eu poderia obter, graças a minha preguiça e outros fatores mais. Sei que não faz muito sentido e é por isso que eu ainda estou tentando me entender hahaha.

    Mas vamos ao que interessa: seu post. Ele ficou maravilhoso! Amei!

    ResponderExcluir
  8. Eu me sinto IGUALZINHA a Cláudia. sad but true

    ResponderExcluir