terça-feira, 31 de julho de 2012

Patriotismo às avessas

Hello guys!

As Olimpíadas estão aí e com estas eu venho falar de algo que ocorre com muita frequência em competições esportivas no geral: o patriotismo, mas principalmente a falta dele. 

É tipo assim: toda vez que tem Copa do Mundo, Olimpíadas, Copa América etc., enfim, qualquer competição com futebol em que o Brasil esteja envolvido, o país se divide em:

- os que não ligam pra futebol e tanto faz se a Canarinho ganhar ou perder;

- os que normalmente odeiam ser brasileiros e tudo que envolva essa nação, mas é só chegar um campeonato que já compram vuvuzelas, camisetas e uma sorte de acessórios (na maioria horrorosos) verde e amarelo, além de encherem o peito ao falar que têm "orgulho de ser brasileiro";

- os engraçadões que não perdem tempo para ir à banquinha comprar a camisa da Argentina ou qualquer outro rival do Brasil e só faltam estourar de rir quando este sofre um gol.

Como o segundo tipo é tosco demais para se levar em conta, vamos ao terceiro. 

Sério, eu não vejo problema nenhum em gostar de outra seleção. Se você gosta de futebol e vê os jogos, acaba se apegando a uma seleção ou outra que tem aquele futebol bem jogado, bonito, com raça. Ou simplesmente se apega aos jogadores que são uns gatos, né. Nos dois casos, eu recomendo que você veja os jogos da Espanha. rs Também não sou a maioooor patriota, mas gosto do Brasil e faço o que estiver ao meu alcance, nem que seja analisar a política atual para achar um candidato razoável a governar essa grande nação, fazer pequenas doações a instituições de caridade confiáveis, dar esmola, não jogar lixo na rua e argumentar com quem tem uma visão distorcida do país como um todo. Também admito que gosto mais de músicas e filmes internacionais e acho algumas das obras literárias obrigatórias para o vestibular uma chatice, mas enfim, eu torço pelo Brasil, e como o futebol é um dos meus hobbies, inevitavelmente vou torcer sempre. 

Mas quanto a você torcer - ou fingir que tá torcendo - incondicionalmente por outra seleção, ser um total asshole gritando na cabeça de todo mundo quando o Brasil perde e que o Brasil é um lixo, daí eu acho que você tem sérios problemas.

O mais evidente é o de chamar atenção. Isso pode ser bom ou ruim, mas fazer com que todos te olhem com nojo ou indiferença por isso é bem a segunda opção, né? Se você acha que isso vai te fazer o hipster, o diferente, o inteligente da galera, lamento, mas isso é um atestado gratuito de babaquice. Ah, mas não... entendi. Você não gosta do Neymar! Nem do Mano! E acha que ~ com toda sua experiência de técnico ~ o jogador do time que VOCÊ torce é que devia estar ali, né? Que bom, porque gostando ou não, eles estão lá para representar SEU país, conquistar um objetivo - ainda que insignificante para alguns - para a SUA nação. Senão você mesmo ia lá jogar, né? 

Isso é: se você torce mesmo pro rival. Porque aí se sinta mal consigo mesmo ao gritar GOOOOL contra o Brasil, mesmo morrendo por dentro. Se ganhar (ainda que seja difícil, na minha opinião), sinta-se mal por não poder comemorar e esfregar na cara dos outros que o outro país é melhor - embora, novamente, isso te inclua também. 

E, sim, eu gosto do Neymar. Acho o cara um bom jogador, meio cai-cai, mas que tem muito potencial. Também gosto dele como pessoa, porque ele "se achar" não é motivo para que ninguém o odeie. Ele também não é bonito, na minha opinião, mas é simpático e tem carisma. Não gosto do trabalho do Mano, acho ele beeem razoável pra estar lá. Mas enfim, problemas à parte.

Nessa Copa vai dar Brasil... ♪

É isso, gente linda. Até setembro!

PS.: O Casillas é meu. E não, não gostamos muito de relacionamentos abertos porque somos muito ciumentos e possessivos com relação a nós mesmos, está bem? Portanto, se você for ver algum jogo da Espanha, pode babar, mas saiba que você ainda não teve essa sorte, ok? Beijinhos.

PS²: Hoje é aniversário da JK Rowling e do seu mais famoso personagem, aquele bruxinho que encantou nossos corações, o Harry Potter! Parabéns pra eles! :D

4 comentários:

  1. Se você acha que isso vai te fazer o hipster, o diferente, o inteligente da galera, lamento, mas isso é um atestado gratuito de babaquice++1
    eu não entendo a necessidade que gente assim tem de ser babaca pra bancar o diferente. Até porque criticar o Brasil é tão mainstream

    ResponderExcluir
  2. Se você acha que isso vai te fazer o hipster, o diferente, o inteligente da galera, lamento, mas isso é um atestado gratuito de babaquice +1
    O que acontece que agora existe uma moda de supervalorizar qualquer coisa internacional e desvalorizar o máximo possível o que é nacional e ai surgem pessoas que ficam torcendo contra o Brasil só porque é o Brasil e querem provar (para quem?) que tudo que é brasileiro é péssimo.

    ResponderExcluir
  3. Não entendo essa falta de patriotismo, na boa. Como você, gosto muito mais de músicas internacionais, mas falo em alto e bom som que estou orgulhosa, ultimamente, do cinema brasileiro. Não sou muito fã de futebol, mas torço sempre pro Brasil e nutro o bom e velho ódio por Argentinos. Sou loucaaa pra fazer intercâmbio, mas tenho certeza que a melhor parte vai ser voltar pra casa, e tenho muita, mas muita vontade de conhecer todo o país, antes de viajar todo fim de ano pro exterior (quem dera haha). Sei que o Brasil não é um país perfeito, mas francamente, existe algum que seja?

    E, novamente, não entendo muito de futebol, mas eu acho o Neymar muito bom????? Tipo, muito mesmo, rs.

    Ótimo post, Thaus!! E parabéns pra JK e pro Harry <3
    Beijosssssss

    ResponderExcluir
  4. Gente, eu realmente não sei nada de futebol, não acompanho nada mesmo, e pra mim tanto faz... As vezes eu vejo uma partida ou outra, mas só em época de Copa do Mundo, pois acho interessante dar uma olhada nos contrastes entre os times dos países e tal... Então se eu for me encaixar em algum tipo seria no tipo 1, acho.
    E eu também odeio essas pessoas que só sabem falar mal do Brasil. Até parece que elas tiveram a oportunidade de conhecer o nosso país por completo, que é grande e cheio de ramificações culturais. Eu também curto muita coisa internacional, e me sinto super culpada por não curtir mais coisas brasileiras, mas é porque é as vezes é mais difícil conhecer coisas boas (de acordo com minhas preferências) daqui, já que muitas vezes elas são pouco divulgadas...

    ResponderExcluir