quarta-feira, 25 de julho de 2012

Vamos sair das caixinhas?

Olá querides!
Eu tinha uma professora de Psicologia do Consumidor que amava colocar tudo em caixinhas. Ela adorava fazer milhões de tabelas falando sobre como a vida das pessoas é limitada àquela coisa bacana de nascer-crescer-ir pra escola-fazer faculdade-conhecer alguem-arranjar trabalho-casar-ter filhos-morrer e isso me irritava bastante. Quero dizer, se você acha esse molde interessante, tudo bem. É a sua vida e eu não quero ficar falando como você deveria vivê-la. Só acho que seria interessante se você não fizesse o mesmo comigo.
É aquela história de sempre, você vai se estabelecendo na adolescência e do nada todo mundo começa a te perguntar o que você vai fazer na faculdade, se existem paquerinhas legais etc etc etc. E quando você diz que não se interessa muito por esse tipo de vida, dizem que você tem que começar a amadurecer, a pensar no futuro e aquela coisa toda. Mas eu me pergunto: por quê? Porque nós temos que viver nossa vida de uma maneira moldada? Essa é a única vez que vamos viver essa vida dessa maneira e eu não acho legal ficar se limitando a ter o que todo mundo têm apenas porque é o que todo mundo têm. Principalmente essa história que existe que você "tem" que se apaixonar. Olha, eu não vejo nada de errado em se apaixonar e em viver lindas histórias de amor. Mas sei lá, essa ideia de que você "tem que achar um amor" porque "tá na idade" e porque "acontece com todo mundo" meio que me incomoda.
Eu tenho uma amiga que é bem assim. Ela vive falando o quanto quer um namorado e como eu "vou entender tudo isso quando eu me apaixonar de verdade" e a gente sempre acaba discutindo porque eu acho que ninguém tem que fazer porra nenhuma (e nós duas somos de signos de fogo então imagina a gritaria que tudo isso vira). Eu não acho que ninguém precise se apaixonar, ou de um amor, de um namorado, de nada disso. Ninguém precisa da metade da laranja, porque somos laranjas inteiras. Ou sei lá, abacates, maçãs, bananas ou morangos. Então um dia uma maçã pode encontrar uma banana e elas podem viver felizes para sempre. Ou dois abacates. Duas laranjas e um morango. Ou um abacaxi ser feliz sozinho para sempre.
Porque para mim, o amor vai muito, mas muito além de qualquer coisa romântica. O amor é uma coisa pura e que é muito mais baseada em amar a pessoa com todas as suas qualidades e defeitos do que uma pessoa sem defeitos e com as qualidades certas. É muito mais sobre querer fazer alguém se sentir bem ao invés de querer que essa pessoa faça você se sentir bem. Mas essa é a minha visão. Eu tenho certeza de que a minha amiga tem outra visão, e que você também deve ter.
E ninguém tem o direito de chegar criticando o jeito que você vê as coisas. Você vive sua vida, caramba. Você diz o que você acha do amor, o que você acha de se apaixonar e o que você acha sobre geleia de ameixa. E se você não quer se apaixonar nunca, ou se você quer se apaixonar sempre, ou se você quer viver sua vida inteiro vestido de Homem-Aranha, é seu problema e o importante é você estar confortável e feliz com a sua condição. Eu sei que eu tô falando aqui como se eu nunca criticasse ninguém ou pedisse pras pessoas mudarem coisas a respeito delas, mas a questão é que se uma pessoa está confortável com a condição dela e se sente feliz a respeito de tudo isso, quem é você pra chegar querendo mudar alguma coisa? Você vive sua vida de uma maneira, e as outras pessoas vivem das suas próprias maneiras. Quem é você pra demandar que as pessoas vivam um estilo de vida que parece ser interessantíssimo pra você, mas pra elas simplesmente não ia servir?
Então assim: você não precisa se apaixonar pra ser feliz. É claro que você pode se apaixonar, é claro que você pode ser feliz se apaixonando, mas simplesmente não tenha essa ideia de que você precisa de alguma coisa pra ser feliz.(Eu sei que eu acabei de falar que eu não posso mandar as pessoas viverem a vida delas e tudo isso tá parecendo uma grande contradição, mas assim: eu posso.) Como a Luna disse nesse post: A felicidade é uma maneira de viver e não um destino. Só tente sei lá, não impor essas ideias de que você-precisa-de-alguém na cabeça dos outros, porque na verdade nem você precisa. Você precisa, primeiramente, de si mesmo e de se aceitar, e depois você pode precisar dos outros. Mas ficar procurando alguém feito louco ou ficar triste porque não namora não vai te trazer nada de bom, vai? É legal se apaixonar, é legal ter alguém com quem compartilhar toda essa coisa de ~história de amor~ mas não é legal querer porque todo mundo quer, porque você precisa ou pras suas tias pararem de perguntar sobre os namorados. É o tipo de coisa que você tem que fazer por você e se você não quer fazer, não faça. E se você quer e isso não te mata por dentro, apenas te traz esperança e felicidade, tudo bem, ótimo pra você. Só, sei lá, não tente ficar impondo isso nas pessoas. Porque se apaixonar é ótimo e é péssimo e é bilhões de outras coisas, mas essas coisas são suas e as pessoas têm as coisas delas então apenas respeite que algumas pessoas escolhem uma vida em que elas talvez nunca se apaixonem. Não há nada de errado nisso, assim como não há nada de errado em querer se apaixonar. Só viva a sua vida por você e não pelos outros, ok? Afinal de contas, quem está embaixo da sua pele 24 horas por dia e 7 dias por semana é você e é importante que você tente viver seguindo os seus próprios princípios.
Mas ah, se chegar uma menina de cabelos vermelhos escrevendo um post dando conselhos ou se sua melhor amiga chegar dando uma de filósofa, que mal tem ouvir? Você nunca sabe o que as coisas podem se acrescentar na sua vida então não se limite e por favor: saia da sua caixinha.
Beijos e até o próximo post!

5 comentários:

  1. "Ninguém precisa da metade da laranja, porque somos laranjas inteiras. Ou sei lá, abacates, maçãs, bananas ou morangos. Então um dia uma maçã pode encontrar uma banana e elas podem viver felizes para sempre. Ou dois abacates. Duas laranjas e um morango. Ou um abacaxi ser feliz sozinho para sempre."

    Resumiu o post tão perfeitamente e tão joubisamente LOL

    <3

    ResponderExcluir
  2. ^ verdade, amei essa parte ~çdskdsksldçdçdldsçl

    ResponderExcluir
  3. Ai Joubs!! Me identifiquei tanto com esse post! Principalmente pelo fato de que eu amo a mim mesma, e sou um abacaxi bem feliz por enquanto... É claro que eu posso até encontrar algum outro abacaxi um dia, ou um pêra, ou um melão, ou uma salada de frutas... Mas se por enquanto está bom para mim assim, não sei por que as pessoas tem que ficar de palpites e bla bla bla.
    Enfim, amei tudo, principalmente essa parte que a Luna citou aí em cima e etc.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom post, Jou <3 curti muito! E esse texto não se aplica só a se apaixonar, mas a tudo na vida, né? Tem gente que acha que só vai ser feliz se, sei lá, passar num vestibular federal ou qualquer coisa do gênero, só porque a escola ou os pais falou, mas às vezes não é isso.

    Cada um com os seus problemas, né?

    ResponderExcluir
  5. amooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo posts da juba ♥

    eu sempre pensei nisso. você não precisa de uma tampa pra sua panela. ee não de uam tampa só. enfim, você não precisa estar vivendo um grande/médio/pequeno amor toda hora.

    ResponderExcluir