terça-feira, 17 de julho de 2012

Tipos irritantes das redes sociais

Sabe aquelas coisas que  você vê no facebook e sente falta de um botão de dislike? Ou aquela pessoa que você segue, que você amaria dar um 'Oi, para de postar essas merdas'' ? Aqueles posts que te deixam desgostosa com a vida? Bem, isso vive acontecendo comigo. Não falo de coisas irritantes como ''Reblog se você não tem um ornitorrinco de estimação'', ''Compartilhe se você ama Deus porque o facebook vai doar 10 mil dinheiros para  pôneis africanos'', ou os que mandam socilicitação de aplicativo pra seilaoquê. Até porque acho que as pessoas só fazem isso pra pentelhar, porque sabe que é chato pra caramba.  Mas padrões de comportamento irritantes que são repetidos com vigor e que você acaba achando que seu seu follower precisa de ajudinha psicológica? Aqui só vão algumas das coisas que me irritam bem brandamente. Lógico que tem outros tipos bem piores, mas eles inspiram outros posts. Aqui vão alguns tipos


O saudosista

''Hoje em dia, as menininhas engravidam com 15 anos'' ou ''Antigamente a mulher era mais respeitada, os homens eram mais cavalheiro e BLA, BLA, BLABLA''
PFFFFFF
Um pouquinho de noção de história e um parâmetro comparativo que não seja novela das 6, ou livros de romancistas seria legal.
Antigamente meninas tinham que CASAR com 15 anos, não havia nem muita probabilidade dela fazer outra coisa da vida. A coisa era casar, talvez trabalhar como costureira, algo do tipo, mas a prioridade seria casar, ter filhos e etc. E mulheres que ousassem querer fugir disso nunca seriam respeitadas. Até hoje as mulheres que vivem como querem, que fazem o que quer com seus corpos e  vidas, são julgadas, antigamente, nem se fala. Então eu me pergunto que tipo de respeito é esse que os saudosistas sempre falam, que só era dado a quem vivia conforme o que eles queriam. Atualmente as coisas estão bem melhores, temos uma relativa liberdade de viver como quereremos. Se você quer se comportar como uma dama do século XIX,
beleza, mas não me venha com um saudosismo bobo como se o seu direito de fazer isso tivesse sido violada, porque quem não tinha o direito de não fazer isso, hoje em dia tem.



O caçador de poser

Está sempre postando coisas pra mostrar que entende mais de tal estilo musica e sempre julga e discute com os demais pra mostrar o quanto eles são poser. Se você é assim, faz um favor: DEIXA DE SER IDIOTA.
Acho que o normal quando se falar de música, seria se as pessoas se unissem pra conversar sobre música, não pra ficar atacando um ao outro pra ver quem curte mais tal banda. Essa coisa de poser tá tornando o falar de música chato pra caramba.
Poser não é nem mais um pseudo-fan, é qualquer pessoa que diga que goste de tal banda, mas que curta também um estilo diferente dela. Eu olho os debates em páginas de rock do facebook e fico me perguntando se todo mundo ali tem 13 anos. Ou 5. Sabe aquela fase em que as crianças acham que feio é o pior  xingamento? Quando você perturba seu priminho de 5 anos e ele vira pra você e fala ''Seu..Seu.. Seu feio''? Então, me parece que falar ''Seu poser'' é o novo ''Seu feio'' desse pessoal. Decorar o wikipedia não dá atestado de fã a ninguém. Acho que amar sobretudo o trabalho do artista é que deveria contar. É legal saber tudo  sobre as banda que amamos? É, mas detalhes estúpidos se tornaram critério pra definir quem é fã ou não.
As vezes isso me parece uma resposta infantil ao fato de na internet podermos encontrar milhares de pessoas que gostam da mesma coisa que a gente.Tipo a pessoa passa a vida sendo a única pessoa que conhece, ou uma das únicas, a escutar tais bandas, aí vai em um fórum/ página e encontra milhares de pessoas com o mesmo gosto, e começa a atacar a veracidade do gosto alheio pra voltar a se sentir especial.  Isso é um saco.

Pessoas que ainda fazem piada com Restart,  Justin e afins

Pessoal, piadas assim estão mais velhas e sem graça que a do pintinho que não tinha ** foi peidar e explodiu. Acho que já há um consenso à respeito da qualidade ou falta de qualidade dessas coisas. Se há quem discorde desse consenso, bem, tem gosto pra tudo e ele é igual ao que o pintinho que foi peidar e explodiu não tem:cada um tem o seu.
E as piadas, se é que um dia já tiveram graça, já a perdeu na mesmice. Porque piadas com eles seguem sempre o mesmo padrão: dizem que são menininhas, viadinhos e todas essas babaquices homofóbicas.
Esse pessoal também tende a fazer comparações pra lá de estúpidas com o ''rock de verdade'', focando não na música, mas na ~masculinidade~ deles. Eu só fico me perguntando o que Fred Mercury,  Rob Halford Marilyn Manson, Renato Russo, Cazuza e etc pensariam disso. Porque sim, meus caros, o rock está cheio de viadinhos. Já é bastante estúpido desmerecer algo pela ''macheza'' de seus integrantes, principalmente ao se falar de algo que nunca foi lá muito hetero como o rock.
  Rob Halford, vocalista do Judas Priest e Halford, Gay

Acho  que meus feeds ficariam bem mais divertidos se não houvesse essa mania tão 2010 de zoar essas coisas.

O diferente


É um tipo mais estranho e WTF que irritante.

Todos sabemos que as redes sociais são   uma espécie de vitrine onde todos nós, mortais, nos exibimos. Quer queira, quer não, e geralmente queremos, sempre tentamos passar uma ou outra imagem. Mas esse tipo costuma apelar.Tentam indiretamente dizer que são os únicos a gostarem de tal banda, ou tipos raros,  que se valoriza porque não bebe, não vai a festas,  é virgem , fica enfurnada em casa, porque fazer o contrário é coisa de vadias. A ideia de muitos posts  como esse:
 é basicamente essa.
Ou postam coisas descrevendo coisas normais que qualquer um pode fazer  tranquilamente que terminam com um ''e não sou um menino'' Tipo, WTF?
Isso quando não postam coisas dizendo que meninos são assim, meninas são assado só com o intuito de dizer que é diferente. Eu realmente não entendo o porque de garotas repassarem ideias tão machistas de que mulheres são falsas, amizade de menino é melhor, mais verdadeira e blablabla. 
O intuito é dizer que elas são diferentes.  Mas poxa, se você é mulher, e mais 121212121 garotas que reblogaram  algo do gênero, são, então o que cê tá afirmando já deixou de fazer sentido há tempos.
Também tem o anti-tipo boazinha, que irrita bem menos, na verdade é risível, que costuma ser o de crianças de 13 anos falando de tomar vodka e viver loucamente. Tipo, LOL.


o FRIEDZONADO


Essa coisa de friendzone, que é o gostar de alguém sem ser correspondido virou um meme, que é basicamente o de um cara que se acha bastante legal e gosta de uma garota que só o vê como miguxete, e ele ao perceber isso sempre conclui que ela é uma vadia. A ideia  essencial das tirinhas que esse tipo extrai do 9Gag é basicamente essa. E elas passam sempre aquele velho conceito machista de que mulher gosta mesmo é de cafajeste. Nada de caras bonzinhos. Pior que esse tipo, vide os comentários assustadores e absurdos  que esse tipo de post recebe, realmente acredita que aos serem legais com uma garota ele deve ganhar automaticamente o direito de ser amado por elas. Tipo o ser legal com alguém, essa pessoa terá que querer meu corpo nu  em gratidão a isso? An?
E é bastante irônico que esse tipo se ache tão bonzinho, já que está tão cheio de segundas intenções com a ~~amiga~~.
E eu me refiro a garotos, porque o meme é para garotos. Você não vê garotas fazendo todo esse mimimi por estar na friendzone. Elas quando gostam de um cara que a vê só como amiga, costuma seilá, se trancar no quarto pra ouvir Taylor Swift, ou Kate Nash, não saem por aí xingando os garotos.


O coração partido

De todos, acho que é o mais irritante. Está sempre a chorar uma dor de cotovelo, fazendo com que seus feeds e dash virem um verdadeiro campo minado de indiretas e mimimis. Sempre com frases e textos entediantes falando de como ele não consegue superar um pé na bunda. Esperando secretamente, não risca isso, escancaradamente, que a pessoa que o machucou veja e se importe. A partir daí eu deixo de entender totalmente a lógica desse tipo:
A) Digamos que a pessoa se importe. E daí?Provavelmente toda sua dor incapacidade de superar o que quer que tenha acontecido, só vai inspirar pena. E na boa... é isso mesmo que você quer? Inspirar pena?
B)A pessoa esquarteja seu coração e tudo que você faz é compartilhar e reblogar coisas maníaco-depressivas dizendo o quanto está na pior?  Dignidade, cadê você?
Sim, eu sei que quanto mais você expressa o que sente em relação a algo, seja escrevendo ou falando, mais você elabora o seu sentimento em relação aquilo, e isso faz com que você se sinta melhor e tal, mas precisa se expor tanto? Tem que sair colocando tudo no facebook, tumblr, msn, twitter? Acho que sair postando em todas as redes sociais que você chora todas as noites por causa de um relacionamento que não deu certo não ajuda muito. O que vejo, é que a maioria das pessoas que fazem isso, se debruça sobre o passado  e fica reciclando a dor por meses a fio. Entram em um ciclo vicioso. Ficam ali todos os dias se deparando com frases e textos de pessoas na mesma situação, porque faz questão seguir coisas com tal conteúdo, e fica remoendo o passado, sofrendo várias vezes, pelos mesmos velhos motivos , sem conseguir sair daquilo. Pior que tudo isso é tão humilhante. Sair postando no facebook, tumblr, twitter toda sua dor de cotovelo é quase o equivalente ao deitar gritando e chorando na calçada do seu ex implorando pra voltar. É humilhante.E claro, irritante pra caramba pra seus followers e amigos.


Então pessoas, esses foram alguns tipos que eu acho irritante. Aposto que você também tem os seus, e adoraria que me contasse na caixinha de comentários.  O intuito do post não é bancar a Gloria Kalil, querendo estabelecer uma espécie de regra de etiqueta na internet, dizendo o que acho ~deselegante ~, felizmente todo mundo tem o direito de postar o que quer, e eu tenho o de achar a maioria das coisas panaquices e etc.
Espero que vocês acompanhem o blog,  divulguem, enviem comentários, e-mails, posts, chá gelado com coca-cola pra gente, 10% do seu salário e.... Tá, já tô pedindo demais. Bjos, e até a próxima.

13 comentários:

  1. me parece que falar ''Seu poser'' é o novo ''Seu feio'' --> so true.
    Conheço pelo menos um espécimeee de cada tipo, Jesus, como irrita. E parece que o Facebook veio piorar essas coisas... Sei não, viu, por isso prefiro o Twitter <3 rs
    Adorei o post, muito verdade, mas acho que só faltou o tipo que insiste em discutir religião (ou a falta dela: os ateus de facebook não estão bem na fita também, rs) e outro grupo que me irrita são tias velhas/primos crianças. Geeeeeente do céu! KKKKKKKK

    Beeeijos s2

    ResponderExcluir
  2. HAHA muito verdade todos esses tipos aí. Tenho maior receio de dizer que curto qualquer banda hoje em dia por causa desse trauma com posers. Ai, não sou obrigada a saber tudo, todos os álbuns e todas as b-sides e blablabla pra ser fã de alguém...
    E como a naty já mencionou, tem essas guerrinhas religiosas que enchem o saco. E bem, agora começou a surgir um novo tipo MUITO irritante: o propagandista eleitoral. Ódio eterno por esse daí.

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  3. BÊY ASSIM! No meu facebook tem um cara que só compartilha coisa de academia, tipo "amanhã tem treino" "no pain, no gain" e fotos de pessoas super bombadas. Dormindo pra isso zzzzzzzz
    Mas sei lá, uma pessoa já me chamou de chato por causa de toda minha militância por minorias, mas pelo menos eu tenho um pouco de bom senso e não fico lotando a timeline do pessoal com "ame as gay"

    ResponderExcluir
  4. Eu comecei a tirar várias pessoas do meu feed de notícias do facebook, porque sinceramente, NÃO DÁ! O pior é quando a pessoa é até legal pessoalmente, mas no facebook é super irritante. O meu perfil do facebook não é lá dos mais exemplares, mas o meu maior problema provavelmente é, de vez em quando, compartilhar umas coisas de Harry Potter (não todas, porque tem umas coisas toscas que pfvor né), mas acho que apesar de eu me controlar na maior parte do tempo, algumas pessoas devem se incomodar um pouquinho. Eu quase sempre penso, antes de publicar/compartilhar algo no facebook: "Se eu visse isso no perfil de alguém, o que eu pensaria?". Mas eu não fico muito neurótica porque eu tenho que ser eu mesma, afinal de contas. Ah, e como disse o Lucas, esse povo da acadimia costuma ser irritante também...
    Só sei que se eu irrito alguém, não recebi reclamações. Ainda. Mas deve ser porque eu não uso o facebook tanto assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei também que meus comentários têm ficado grandes demais e que isso provavelmente é irritante.

      Excluir
    2. ISSO É ÓTIMO BJS kkkk 'no pain no gain' é um saco mesmo btw

      Excluir
  5. Acho que o que tem mais me irritado são os caça-poser e claro, os diferentes do mundo (que vivem especialmente no tumblr). Eu sou péssima com nomes, então normalmente não sei o nome de integrante de nenhuma banda, apesar de saber todas as letras. Para alguns não saber o nome é poser. E aquele pessoal dizendo que que não sabia o que acontecia 15/07 não era verdadeiro fã de Harry Potter? Eu não lembrava, mas li os livros umas 10 vezes cada. É o suficiente? Agora o tumblr é um caso perdido de pessoas que se dizem "Os diferentes". É triste.
    E claro, tem aquele pessoal que passa o dia compartilhando/reblogando fotos de crianças doentes. Quer ajudar? Faça algo de verdade, postar em redes sociais não muda nada.
    Amei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O do 'se vc é fã de HP, sabe o que foi o dia 15/07' FOI PRA ACABAR.

      Eu não fazia idéia do que seria dia 15/07, sendo que sou fã doente - mas dos livros. E a data é dos filmes. E eu não vou com a cara dos filmes.

      Faltou ainda:
      a galera "deus no coração bj" e afins no facebook
      a galera "BORA TIMÃO" e outros times no facebook
      a galera "eu vou compartilhar/reblogar essa foto com essa criança que tem metade do rosto queimado para que todos se solidarizem com ela" em todos os lugares


      desses aí, d e t e s t o com todas as forças o povo do friendzone, do coração partido e dos saudosistas.

      Excluir
    2. O dia 15 de julho vai ser sempre uma data importante pra mim porque foi a primeira vez que eu realmente senti o que era estar cercada por fãs de Harry Potter, todos com uma mesma emoção. Sabe, dos meus amigos, nenhum é realmente fã como eu, alguns viram os filmes e gostaram, mas ninguém realmente leu e releu os livros nem sentiu algo próximo do que eu sinto.
      Mas eu entendo que existem fãs como a Luna, que leram os livros e não se importam com os filmes (afinal, os livros são infinitamente superiores), e isso não faz com que a pessoa seja menos fã. O importante é o sentimento que a história provoca na pessoa, e se isso é verdadeiro, não se ela decorou as datas de estréia de cada filme, quantas páginas tem cada livro e qual o nome daquele personagem que estava usando uma blusa vermelha em tal parte.

      Excluir
    3. Exatamente, o importante é o sentimento... Eu também nunca liguei para os filmes (apesar de ter visto todos na estréia ou no dia seguinte a ela). Para mim acabou quando lançaram o último livro. Não ia ter mais uma história para continuar :(
      Minha raiva é porque tinha centenas de posts no facebook e no tumblr dizendo: quem não sabe o que acontece no dia 15/07 não é fã de verdade. Isso é muito, mais muito, idiota mesmo.

      Excluir
  6. ótimoooo post, franci hahaha não poderia concordar mais, vc descreveu o facebook inteiro! por isso eu prefiro o twitter também, como disse a natu.

    ah, só adicionando também corinthianos chatos e guerrinhas de futebol em geral (mas admitam que os corinthianos são os piores hahaha), as típicas 'torcidas organizadas do facebook'... tipo, quer falar do seu time, fale, mas tem gente que perturba muito, só fala disso e acaba ofendendo quem tá lá de boa torcendo pro seu.

    e também essas mesmas menininhas de 13 anos que vc falou, mas essas que adooooooram estar apaixonadas e compartilham mil coisas pra dizer que têm algum amor platônico perdido no mundo e no final não gostam de porra nenhuma, só de se aparecer.

    amei! bjs

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. O que eu mais odeio é o de friendzone :)
      Realmente fazem parecer que é culpa nossa :S Tudo sempre tem que ser culpa das mulheres?
      -.-

      Excluir